A Disciplina Moral, o Autoconhecimento, o Orgulho e a Vaidade

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

A disciplina moral está totalmente ligada ao karma e o autoconhecimento, uma vez que nos importamos com os outros, evitamos atos que prejudiquem as pessoas, ao mesmo tempo em que o se sofrimento do outro me causa indiferença, não ligamos para o que pode acontecer com ela.

O Nobre Caminho do Ócutplo do Budismo, as seis primeiras vias são sobre atos morais, e as duas últimas sobre concentração (viver o momento presente) e meditação.

O Nobre Caminho Óctuplo conduz a iluminação e ao Nirvana, e muitas pessoas não ligam ou não dão importância as seis primeiras vias, mas elas fazem parte do caminho, é muito importante praticá-las.

Existe a Meditação Cristã, que é uma mistura da Meditação do Zen Budismo com o Catolicismo, e como o Cristianismo tem ensinamentos morais, somado ao ato meditativo, isso forma um caminho muito parecido com o Nobre caminho Óctuplo para atingir a iluminação.

Buda nos ensina que se procedemos bem no percurso da vida, nos purificamos, mas se procedemos mal, criamos karmas.

Existem muitos momentos que não temos escolhas, temos que escolher entre dois caminhos que levam ao nosso sofrimento e o dos outros, então temos que fazer uma escolha, e sempre o mais sábio a fazer é obter pela escolha que trará menos mal ou sofrimento, e fazendo o nosso melhor, nos importando com o bem-estar dos outros, não criamos karmas negativos.

Muitas vezes a vida nos leva a dilemas, mas seja sempre bondoso, e se importando com os outros, não vai criar karmas.

Aja sempre por amor.

Quando você se autoconhece desenvolve a sabedoria, e isso ajuda muito a tomarmos decisões.

Um ser iluminado pensa sempre no coletivo, por isso eles se dão muito bem em dilemas e escolhas, assim como são ótimos líderes e juízes.

Os iluminados têm uma característica a mais para liderar, pois são muito humildes, então não fazem ninguém se sentir inferior a eles, e se estiver em seu encargo de trabalho ensinar o espiritual ou condutas, ensinam a humildade e a simplicidade, então no seu grupo religioso ninguém vai querer ser melhor do que ninguém, então o ambiente fica harmonioso nesse sentido, e é um grande aprendizado para vida, pois o orgulho, a vaidade e a arrogância roubam a felicidade, e letificam o autoconhecimento.

Um ambiente em que ninguém quer ser melhor do que ninguém é muito bom, ai sim vem a fraternidade e o sentimento de amor pode aparecer.

Se você é um líder fique sempre atento tentando descobrir o seu orgulho, vaidade e arrogância, pois é tomando consciência que mudamos, e tudo o que você aprender sobre humildade pode é importante ensinar as pessoas, sempre com amor e sem deixar o outro se sentir inferior por ter atitudes do seu ego.

Ensine sempre que o amor é muito melhor do que o ego, e que o desprendimento dessa parte da mente, que fazer isso abre a mente para caber mais amor, não é um trabalho fácil e nem rápido, mas é importante sempre buscarmos nos melhorarmos como seres humanos, e isso é evolução espiritual.

Todos os  nossos textos podem ser reproduzidos.

Convidamos você para conhecer nosso site, se desejar, trabalhamos para sua evolução, e é nossa alegria a sua visita e leitura.

Recomendamos as seções: Realidade Espiritual e Energética, Textos para se Iluminar, Nirvana, Mandalas e Meditação.

Você também pode se interessar por:

Os Mentirosos Argumentos “Científicos” Contra o Espiritual e a Mediunidade

A Umbanda, o Nirvana e a Lei de Atração

Felicidade e Compaixão - Budismo

Menu: