CONFÚCIO

Por: Ricardo Chioro

Texto inspirado pelos Mestres Ascensos

Mais ou menos por volta 500 A. C. nasceram Platão, Sócrates, Buda, Pitágoras, Heráclito e Confúcio, pessoas que deram uma grande contribuição para a humanidade na parte espiritual e filosófica, foi o momento certo deles nascerem e darem sua ajuda.

Confúcio é o nome Ocidental, na China, seu pais, ele é conhecido como Kun-Fu-Tse, que significa mestre do Kung.

Na época a China se dividia por diversos estados com governos separados, o de Confúcio era o estado de Lu.

Foi um professore muito conceituado, Confúcio, o que acabou o tornando mestre dos filhos de um alto dignitário da casa real de Lu, e possibilitou tornar o Mestre do Kung em um administrador publico.

Confúcio foi um excelente administrador, trouce justiça e ideias renovadoras para Lu. Foi muito bem aceito.

As ideias de Kung-Fu-Tse trouxeram uma época de paz.

Porém o senhor de Lu recebeu um presente de imperadores dos estados vizinhos, mulheres com grandes dotes sexuais e artísticos, o que deixou o ausente dos trabalhos por meses, e minou completamente a boa imagem do Mestre do Kung.

Os imperadores vizinhos não queriam que as boas ideias de Kung-Fu-Tse saíssem de seu estado, pois estavam tendo tanta aprovação que isso poderia mesmo ocorrer, só que queriam governar da maneira como desejassem, queriam ter poder, domínio total ao invés de fazer o melhor para o povo, então planejaram dar essas mulheres de presente ao Senhor de Lu.

A partir desse momento Confúcio e alguns de seus discípulos passam a viajar pelo centro sul da china a procura de um estado para ajudar a administrar, porém sem sucesso porque estava mal falado, apesar de muitas vezes ser ouvido com admiração.

Perto dos setenta anos de idade o Mestre do Kung volta para seu estado natal e vive como professor, sem cobrar nada dos mais pobres, sem conseguir ingressar na carreira politica, e desistindo desse oficio, porém alguns de seus alunos conseguiram entrar na administração publica.

Kung-Fu-Tse passa então a escrever textos e organizar clássicos chineses como o I-Ching.

Confúcio estava sem esperanças e frustrado por não conseguir seu intento, achava que sua vida tinha sido inútil, talvez teve depressão, é nesse ponto que afirmo que os iluminados também tem defeitos, mas o Mestre Ascenso que estamos escrevendo nesse texto lutou demais para realizar seus sonhos.

É perfeitamente compreensível a frustração e desesperança do Mestre do Kung, mesmo ele sendo um iluminado, pois passou a vida buscando algo sem conseguir.

Talvez não tenha percebido que seus ensinos seriam mais importantes e influentes do que ter um governo.

Ele poderia perceber isso através de oráculos, ou mediunidade ou paranormalidade, recursos acessíveis em determinadas culturas e religiões.

O Taoísmo por exemplo, religião chinesa, existe mediunidade e oráculos.

Nos ensinamentos de Confúcio não se restringem a como administrar com bondade, mas sim a como viver com ética e bondade, além de rituais e Deus, ou seja: religião.

Voltar a Pagina Inicial                      Índices de Textos                      Livro de Visitas