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Mandala no Budismo Vajrayana
Em
sânscrito, a palavra a palavra mandala significa círculo. No Budismo
Esotérico (Vajrayana), mandala refere-se a um tipo de diagrama, chamado
também de yantra, com o simbolo de uma mansão sagrada, o palácio de
uma divindade, a dimensão pura da mente iluminada. Geralmente, as mandalas
são pintadas como thangkas, representadas tridimensionalmente em madeira ou
metal ou construídas com areia colorida sobre uma plataforma. Neste último
caso, a mandala é desfeita após algumas cerimônias e a areia é jogada em um
rio próximo, para que as bênçãos se espalhem. A dissolução de uma mandala
serve também como exemplo da impermanência. Durante as práticas da meditação com os yantras é
comum a oferenda de mandalas aos budas. Neste caso, a mandala representa um
universo puro, com o Monte na posição central e todos os continentes ao
redor dele, repletos de oferendas, metais e jóias preciosas. A mandala é
simbolizada por montes de cevada ou por um mudra específico. Ao final da
sadhana, o mérito deste ato de generosidade é dedicado à iluminação de todos
os seres. As
mandalas são muitas vezes constituídas por uma série de círculos
concêntricos, cercados por um quadrado que, por sua vez, é cercado por outro
círculo. O quadrado possui um portão no centro de cada lado, o principal
voltado para o leste, com outras três entradas em cada ponto cardeal. Eles
representam entradas para o palácio da divindade principal e são baseados no
desenho do templo indiano clássico de quatro lados. Tais mandalas são
plantas elaboradas do palácio, visto de cima. Os portais, porém, muitas
vezes são "deitados", assim como os muros externos. Estes portais são
elaboradamente decorados com símbolos tântricos. A arquitetura da mandala
representa tanto a natureza da realidade como a ordem de uma mente
iluminada. [...] (John Powers, Introduction to
Tibetan Buddhism)
Na suprema experiência da mandala, as cores e
formas são simples metáfora. Naturalmente, se percebermos uma paixão muito
forte e intensa, podemos reproduzi-la em uma pintura com toda a variedade de
chamas e ornamentos. É muito interessante que os praticantes do tantra na
Índia tenham criado uma estrutura iconográfica com as divindades vestidas
com trajes reais indianos, coroas e jóias, enquanto na China [e,
conseqüentemente, na Coréia e no Japão,] os praticantes do tantra tenham
representado as divindades vestindo as vestes imperiais chinesas, longas
túnicas com brocados e grandes mangas, usando grandes bigodes, segurando
cetros chineses. [...] Se estivermos aptos a ver as energias do universo
como realmente são, então as formas, cores e padrões se sugerem; Esse é o
significado do Mahamudra, que significa "grande símbolo". Todo o mundo é um
símbolo, não no sentido de um sinal representando outra coisa, mas no
sentido de culminância das vívidas qualidades das coisas como elas são. (Chögyam Trungpa, The Mith of Freedom and the Way of Meditation)
[A] mandala representa a auto-identificação do microcosmo (a pessoa humana)
com o macrocosmo que, para uma pessoa não-iluminada, possui a natureza do
samsara; reciprocamente, ela se revela como a expressão perfeita da
iluminação quando todas as diferenciações errôneas desaparecem no estado
iluminado da não-dualidade. (David Snellgrove, Indo-Tibetan Buddhism Conheça nossas pratica com mandalas, são
semelhantes as do Budismo:
Ler obras espirituais nos faz evoluir espiritualmente. Leia nossos textos para sua evolução espiritual, eles são espirituais, ou uma sugestão de luz: leia um texto nosso semanalmente. Conheça o texto: Como Evoluir Espiritualmente . |