O Budismo, o Anata e a Vida Eterna

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

Nos seres humanos existe o desejo que eles sejam imutáveis e eternos, e justamente o Budismo tem uma visão que vai contra isso.

Porém é importante afirmar que a existência é eterna, mas tudo está em constante mudança, e inclusive nós também estamos.

No Hinduísmo existe o conceito de Ataman, que é um espírito eterno e imutável, e o Budismo abre mão do termo alma para por causa disso, mas realmente nossa vida é algo continuo e eterno, mas se acredita, dentro da religião de Buda, que não existe algo dentro de nós que seja imutável, pois nós estamos em constante mudança.

Muitas pessoas tem medo da mudança, de deixar de serem eles mesmos, mas a vida é a mesma, só vai ser diferente, e como a consciência vai aumentando de acordo com nossa jornada, essa mudança é para melhor.

Eu, em particular, não acredito que o Budismo precisava se desfazer do conceito de alma, mas somente bastava dizer que a alma não é imutável, mas está sempre em mudança.

Nossa vida, existência é eterna, e o Budismo afirma isso, só algumas escolas do Zen é que rejeitam esse pensamento, mas nos Sutras tem ensinamentos sobre isso, e inclusive informações das vidas passadas de Sidarta Gautama, o Buda.

Fica muito complicado para explicarmos que nossa vida é eterna, mas não existe alma, fica confuso e algumas pessoas não entendem e acham a vida após a morte não existe, o que costuma causar sofrimento, pois muitas pessoas desejam viver para sempre, e essa é uma realidade, inclusive existem pesquisas que provam, através das experiências de quase morte, que a consciência existe fora da matéria.

Enquanto pessoas morrem temporariamente, 10% das pessoas que passam por essa experiência tem vivencias comuns, que se vem flutuar, escutam o que os médicos estão dizendo nesses momentos, encontram com parentes já falecidos, vem um túnel com uma luz no fim dele, se encontram com seus anjos da guarda, e inclusive teve um caso, com o Dr. Sam Parnia que seus paciente, morreu temporariamente e saiu da sala de cirurgia e viu um acidente na rua.

Os médicos foram na delegacia confirmar se realmente ouve um acidente, e os policiais confirmaram.

O Dr. Sam Parnia continuou pesquisando, e até onde eu vi a noticia, foi confirmado e provado a existência da consciência viver além do corpo.

Na Psicologia Transpessoal, com explicações da Física Quântica, elas acreditam que a vida é eterna, pois a matéria é energia em estado condensado, e a consciência sendo energia, vive para sempre.

A idéia de Anata é uma idéia que muitas pessoas não gostam, e eu acredito que seria melhor se fosse de outro jeito, ia mudar essa falta de aceitação, que é adotarem que a alma existe, só não é permanente.

Com a tomada de consciência nós mudamos o que é ruim e negativo, e o que é positivo é aumentado, tudo isso é transformação, evolução.

Muitas pessoas passam pela experiência de se auto-conhecerem muito em uma vida, que reencontrando amigos antigos, eles já não no conhecem mais, e isso é muito bacana, pois tudo foi melhorado.

Mudar positivamente é melhorar, e o Budismo busca a mudança interior.

Dizem que o Budismo é uma Psicologia, e o nome psique vem do grego psyché, que é o nome que o filosofo Sócretes deu para a alma, e ela é o interior do ser humano.

Platão complementou a filosofia de Sócrates ensinando que a psyché é eterna, e em sua filosofia, ela reencarnava até se aperfeiçoar e não precisar mais disso, indo para um lugar muito melhor, que era o Mundo das Idéias.

O nome Psicologia vem de psique (psiché) + logia, que significa estudo.

Psicologia significa o estudo da alma, do que o ser humano é por dentro.

Então o Budismo poderia realmente aceitar o conceito de alma eterna e sempre mutável, o que não mudaria a doutrina budista, somente sua linguagem dela.

Anata significa não alma.

A primeira letra de anata, que é o a, significa não, e o resto significa atman.

O nome anata significa não alma.

Para o Budismo a alma não existe, mas a consciência é eterna, sobrevive a morte.

O nome “não alma” é um termo chocante e assusta, faz as pessoas terem menos simpatia pelo Budismo.

Vamos viver eternamente, não se preocupem com isso, a existência é eterna. 

Todos os  nossos textos podem ser reproduzidos.

Convidamos você para conhecer nosso site, se desejar, trabalhamos para sua evolução, e é nossa alegria a sua visita e leitura.

Recomendamos as seções: Realidade Espiritual e Energética, Textos para se Iluminar, Nirvana, Mandalas e Meditação.

Você também pode se interessar por:

Como ser Feliz

Evangélicos que Destroem e Odeiam a Imagem de Nossa Senhora e Outros Santos

Religiões Dominantes querem te Obrigar a Fazer parte Delas

 Voltar a Pagina Inicial