O Ego, o Self, o Autoconhecimento e a Psicologia Junguiana

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

O conceito de Ego de Jung difere do de Freud.

Para Jung, o conceito de ego não apenas uma noção do Eu, mas uma parte da mente humana, que tem haver com tudo o que vivenciamos.

Para Jung, o ego inclui a memória, sentimentos e pensamentos que definem nossas ações e que nos tornam conscientes.

A Personalidade para a Psicologia Analítica ou Junguiana (de Jung) é a junção do ego com o self.

O self é uma parte da mente humana que move o ego e consciência, que traz os conteúdos do inconsciente para o consciente, ou seja, traz o autoconhecimento.

Para o self predominar sobre o ego, é um trabalho de autoconhecimento que dura a vida toda, pois a evolução da consciência é constante e progressiva, vai melhorando mais e mais, então não é nada vantajoso parar de buscá-la. 

O self é uma parte suprema do individuo. 

Para Jung, o ego é o contato da mente com o que ele chama de Sombra, que são os conteúdos mentais interiores reprimidos, justamente o que o self torna consciente.

Nós não sabemos o que está na nossa sombra, e só podemos perceber com o trabalho do autoconhecimento, que é tornar consciente os conteúdos que estão no inconsciente.

Conhecer o que não sabemos sobre nós mesmos, só é possível porque existem memórias guardadas em algum lugar da mente que não podemos acessar, caso não existisse um reservatório, uma memória guardada, não poderíamos extrair ela e conhecê-la, pois não estaria na gente.

Então conhecer o que está no inconsciente, é o autoconhecimento, mas quando fazemos isso, essas memórias deixam de ser inconscientes.

Todos os  nossos textos podem ser reproduzidos.

Convidamos você para conhecer nosso site, se desejar, trabalhamos para sua evolução, e é nossa alegria a sua visita e leitura.

Recomendamos as seções: Realidade Espiritual e Energética, Textos para se Iluminar, Nirvana e Mestres Ascensos, Mandalas e Outras Práticas.

 Voltar a Pagina Inicial