O Sobrenatural para o Vajrayana e o Zen Budismo

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

Sobrenatural é a linguagem que o Budismo normalmente usa para falar de coisas fantásticas, como poderes psíquicos, espirituais, uso de magia e etc. São noções que existem no Zen, por exemplo, onde penetrando em níveis profundos de meditação, chegando até o nível do Samadhi, se acredita que se desenvolva poderes paranormais, mas não se pode comentar isso, pois temos que nos manter simples e humildes, pois alguém dotado de dons pode se ver e sentir superior aos outros, e isso deve ser evitado e nunca estimulado.

No Budismo Esotérico não se nega a existência do sobrenatural, mas afirmam que isso não é uma coisa importante para a prática do Vajrayana.

Existem sim ensinamentos espirituais, como a nossa vida ser eterna, ela continua no continuum mental, que passa de um corpo a outro em diferentes vidas, é o que o Zen chama de essência.

Nossa essência existe e é eterna, é o nosso continuum mental.

Se mantém uma postura do Budismo, normalmente em não falar sobre poderes sobrenaturais, pois a busca deles pode ser uma busca do ego, querendo sermos vistos como superiores por termos certas habilidades.

Existem dois grupos dentro do Budismo, os que não gostam desses fenômenos, que são os mais céticos, e os que se encantam por eles, que tem facilidade de lidar com estas paranormalidades.

No Hinduísmo não existe esse pensamento de humildade quanto aos poderes paranormais, que eles desenvolvem com o despertar da Kundalini, mas existem um numero muito grande de gurus que desenvolvem técnicas para mostrar para todos, e ver como eles são especiais, ou poderosos, ou até mesmo santos com seu controle sobre o corpo ou serem possuidores de poderes espirituais.

O Budismo trata de uma visão onde se prioriza a simplicidade e a humildade do que ao poder, é uma atitude bonita.

Existe uma tendência no Budismo de Psicologizar o sobrenatural, que é dar interpretações psicológicas para eventos nas escrituras budistas, os vendo sempre como representações de fatores da mente, por exemplo, mas nem sempre é assim, algumas interpretações do sobrenatural são realmente sobrenaturais, outras são psicológicas mesmo, por exemplo:

Quando Buda enfrentou o Demônio Maia, e estava desenvolvendo sua iluminação, na verdade o demônio representava o ego de Sidarta Gautama.

Maia significa ilusão, e o ego é uma ilusão.

Buda não se levou pelas tentações de seu ego, e conseguiu ir até o fim para conseguir sua iluminação.

Já quando alguém aparece sendo atacado por espíritos, no Budismo Esotérico, o Vajrayana, eles fazem exorcismos, isso indica que existe sim o espiritual, e o que muitos chamam de sobrenatural para essa religião, só que muita gente não gosta disso, pois tem uma visão negativa sobre o que é religioso.

O Budismo como não entra na questão de Deus, pois Buda evitava falar de assuntos não verificáveis, existem muitas pessoas que entram para o Zen ou o Vajrayana que são avessos as noções de Deus e de religiões, e afirmam que o Budismo é apenas uma Filosofia ou Psicologia, e não aceitam o seu lado espiritual.

Existem rituais e procedimentos religiosos no Budismo.

O Budismo fala sobre karma, reencarnação ou renascimento, a nossa essência ou continuum mental e etc.

No Vajrayana inclusive existe a projeção da consciência, que é a saído do corpo físico consciente e a ida a diversos lugares, isso existe também no Hinduísmo, e é visto como um poder sobrenatural, um sidhi.

Essas práticas nos ajudam a entender que a consciência sobrevive à morte, e que ela é eterna.

Todos os  nossos textos podem ser reproduzidos.

Convidamos você para conhecer nosso site, se desejar, trabalhamos para sua evolução, e é nossa alegria a sua visita e leitura.

Recomendamos as seções: Realidade Espiritual e Energética, Textos para se Iluminar, Nirvana e Mestres Ascensos, Mandalas e Outras Práticas.

 

Você também pode se interessar por:

 Os Sonhos são uma Coisa Maravilhosa, Então Sonhe

A Individualidade e a Humildade

O Budismo e o Desejo

 Voltar a Pagina Inicial