O Treinamento Moral da Bondade no Budismo

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

O Budismo oferece um treinamento moral, onde nos abstemos de atitudes que trazem sofrimentos aos outros, e isso é o mau.

O Budismo também oferece um treinamento, que também é moral onde praticamos as atitudes que ajudam os outros, e isso é o bem.

O mal é o oposto do bem.

O mal pode ser impulsionada pelos três venenos da mente, que são: cobiça, raiva e ignorância.

O bem é impulsionando pela vontade de ver os outros bem, ou com algum beneficio, sem maléficos ou sofrimentos.

A medida que vamos progredindo nossa consciência, que vamos nos auto-conhecendo, vamos nos tornando mais bondosos e com menos propensão ao mau.

A bondade para o Budismo tem tudo a ver com o Dharma, que significa sabedoria, e também os ensinamentos do Budismo.

O Budismo Mahayana tem o objetivo que busquemos nossa iluminação para ajudar todos os seres, inicialmente buscamos o Nirvana por nós mesmos, o que não existe nenhum problema nisso, e também é algo elevado.

Buscando a iluminação por nós mesmos ou pelos outros vai nos trazer o mesmo resultado, que é nos tornamos extremamente bondosos, caridosos, felizes e plenos, e isso conseqüentemente trará o bem para as pessoas.

Quem não deseja o Nirvana, não o consegue, e somente pessoas boas, não todas, mas são as que buscam a iluminação, quem é mau não liga para isso.

A pratica da bondade nos tona mais bons ainda, isso porque ela traz autoconhecimento.

Tipos de Bondade:

1-Celestial – nos leva ao paraíso depois da morte.

2- Inferior do Hinayana – são as praticas budistas que consideram mais importante a sua iluminação do que a dos outros.

3- Bodhisattva Inferior – é a bondade de quem sente compaixão pelos outros e é aplicada ao bem, mas não se consegue atingir a própria iluminação.

4-Inferior do Bodhisattva Avançado – é os de quem tiveram sucesso em superar diversos de seus defeitos, adquirindo qualidades, virtudes, interiores.

5-Inferior de Bodhisattvas não Budistas – São pessoas que reconhecem a importância de ajudar os outros, mas não compreendem os ensinamentos do Buda.

6-Bodhisattva Desperto – É a bondade dos que compreendem os ensinamentos do Buda, pois são iluminados e vivenciaram na pele o Despertar, onde se ensina muito sobre as ilusões, desejos que vão contra a realidade existente, mas quem chegou nesse nível já está desprendido da conveniência em ter certas ilusões.

Por não estar mais apegado, é mais fácil reconhecer a realidade que está em mudança o tempo todo.

A palavra inferior nesses caminhos de bondade pode causar a impressão de orgulho e superioridade, para quem não seguem eles, mas devemos reconhecer essa nossa propensão ao ego e respeitar todos que são bondosos, pois são pessoas bem intencionadas e que estão no caminho do bem.

Não devemos nos sentir superiores por não fazermos parte de um Budismo que não seja Hinayana, ou de quem não seja budista, ou de quem tem bondades inferiores mostradas, ou melhor, qualificadas, pois o caminho é a humildade e a simplicidade.

Os iluminados se desprenderam dos seus orgulhos, e não devemos alimentar o ego nesse sentido nunca, para nos mantermos em maior equilíbrio, e assim nos auto-conhecemos mais facilmente.

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