O que é Auto-Estima

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

A auto-estima é a junção de duas palavras, que são: auto e estima.

Auto significa você mesmo, e estima significa respeito, admiração, amor, valorização, compaixão e afeto.

Auto-estima é você sentir amor, respeito, afeto, admiração e compaixão por você mesmo.

Ao contrário do que algumas pessoas pensam, ter estima por si mesmo não é um coisa do ego, mas da espiritualidade.

Pessoas egoístas, ou seja, seguidores do ego não gostam de amor, compaixão e afeto, nem pelos outros e nem por si mesmo, eles fogem dos bons sentimentos, porém se acham o Maximo, mas em um sentido de se achar superior aos outros, muitas pessoas altruístas também tem esse defeito, pois foram contaminados por influencias de pessoas negativas.

Pessoas positivas gostam de sentimentos bons, já as negativas não, seus emocionais são vazios ou negativos.

Ter estima por si mesmo não significa se achar superior, não é vaidade ou orgulho, é amor, e amor nunca é egoísmo, pelo contrário, o amor é o que nos leva a fazer o bem para nós mesmos ou para os outros.

Existe uma confusão sobre ego e estima, as pessoas confundem porque as crenças dizem para nos importarmos com os outros e sermos desprendidos de nós mesmos.

As pessoas acham que tudo que é voltar para si mesmo seja ego, mas não é.

A nossa saúde mental e equilíbrio necessitam que tenhamos bons olhos para conosco mesmo. Não é negar nossos defeitos, isso sim é um ato que nos afasta do desenvolvimento espiritual.

A auto-estima nos dá muita força para enxergarmos nossos próprios defeitos, o que traz autoconhecimento, pois a pessoa quando se olha e vê o negativo, vai saber que existe muita coisa boa e valorosa em si, então podem suportar seus defeitos.

Nada que é perfeito encarna, essa é uma famosa frase mística. 

Então cada ser humano é único e tem suas próprias qualidades e defeitos, humanismo é reconhecer isso.

Os defeitos melhoram quando os vemos, e quando os enxergamos totalmente eles deixam de existir, isso é desenvolvimento da consciência, um ato que melhora muito nossa vida, e estamos aqui para isso.

Se achar inferior aos outros dá uma necessidade de nos valorizarmos, então assim são criados vários tipos de orgulhos e vaidades para suprir essa necessidade, mas o amor por si mesmo só vem com o autoconhecimento, com as informações boas sobre nós mesmos, e isso tem que ser muito valorizado.

Os Mestres Ascensionados se amam, isso faz com que valorizem tudo o que tem e o que são, mas não com orgulho, vaidade, arrogância, eles não gostam de se achar melhores que ninguém, então nunca se comparam aos outros.

Eles tem um desprendimento de si mesmos, isso sem deixar de se amar.

Os Mestres Ascensionados podem ter problemas de auto-estima, isso pode trazer algum sofrimento a eles, mas quando transformam esse problema passam a se amar, valorizar, gostar e etc.

Para se desenvolver espiritualmente deixe de fazer comparações, achando que os outros são melhores que você ou você melhores que os outros, essas questões não são boas, são ruins. Ninguém é igual a ninguém, cada ser humano é único, e tem seus valores e defeitos.

Procure se relacionar com quem te valoriza como você é.

Um exercício para se amar mais é muito simples, diga todos os dias durante três vezes em horários diferentes: eu me amo e me valorizo.

Faça esse exercício sempre e tenha total confiança nele.

Nós temos exercícios para auto-estima com mandalas na seção: Mandalas para Auto-Estima e Autoconhecimento

Desenvolver auto-amor é se desenvolver espiritualmente.

Gostou deste texto? Nosso site possui mais de 1000 textos orientando a evolução, a iluminação, trazendo conhecimentos e práticas espirituais.

Venha nos conhecer, visite-nos mais vezes, trabalhamos para seu autoconhecimento e fome de conhecimento.

A seção que acho mais interessante é: Realidade Espiritual e Energética.

A seções que vão te ajudar mais a despertar são: Textos para se Iluminar, Nirvana e Mestres Ascensos, Mandalas e Outras Práticas.

Desde já muito obrigado.

Textos e Praticas muito importantes:

Unindo Informações e Práticas para Atingir o Nirvana



Exercício do Perdão



Pratica Espiritual Fácil e Cômoda com Pedras para Autoconhecimento

Não Deixe que os Outros te Atrapalhem a Acreditar que seu Nirvana é Possível

 

 Voltar a Pagina Inicial                      Índices de Textos                      Livro de Visitas