OS SETE CHAKRAS

Por: Ricardo Chioro

(Parte deste texto é canalizada dos Mestres Ascensos)

No texto “Os Chakras” abordamos o que são esses centros de energia, agora vamos escrever sobre cada um dos sete principais.

É interessante que vamos abordar as disfunções destes vórtices que são causados por educações erradas na vida, assim como influencias, traumas, reflexões que conduzem a atitudes erradas, sofrimentos, outros tipos de problemas ou até mesmo falta de espiritualidade.

 

Chakra Coronário

É responsável pela energização do cérebro e sistema nervoso.

Situa-se no topo da cabeça.

É o Chakra da fé, da religião, da busca pelo espiritual, da ligação com o divino na meditação e em expansão da consciência.

É o centro por onde se recebe a energia cósmica, faz conexão com o universo e identificação com Deus.

Disfunções: neuroses, obsessões, fobias, irracionalidades, desorientações, histerias, psicoses e etc.

 

Chakra Frontal

Energiza os olhos, orelhas, nariz e horizontalmente a cabeça. Tem associação com os seios, glândula pineal, medula espinhal, hipófise e seio paranasais.

Sua localização é no meio da desta, em cima do nível dos olhos.

É o Chakra do conhecimento, por isso lida com a percepção de modo geral, pois é através da percepção que tomamos ciência das coisas.

Enxergar é o termo que usamos para coisas que tomamos ciência, ou não enxergar para a dificuldade em se conscientizar de algo, pois os olhos e o conhecimento fazem parte do mesmo sistema energético.

É o Chakra do autoconhecimento, da intuição, imaginação, vidência, aprendizagem e conceitos mentais.

Os outros seis centros também trabalham o autoconhecimento, mas costumam ser mais específicos nas áreas que regem, enquanto este centro é mais geral porque lida com o conhecimento.  

Quando nos negamos em demasia a não enxergar algo referente ao autoconhecimento, passando muito da hora disso acontecer podemos apresentar algum problema justamente na visão.

As doenças são insatisfações do nosso espírito.

Não é só a visão que faz parte do conhecimento, mas também a orelha e em muito menos casos o nariz.

Disfunções: não querer ver, enxergar algo, arrogância, ganância, tirania, rigidez e alienação.

 

Ckakra Laríngeo

Sua localização é na garganta.

Energiza a boca, garganta, cordas vocais, aparelho vocal, tireoide e paratireoide, traqueia, vertebras cervicais, queixo, nuca, ouvidos, sistema nervoso parassimpático e sistema respiratório.

É o Chakra da comunicação, expressão criativa com o mundo, honestidade, integração, lealdade e paz.

Em equilíbrio facilita a comunicação com os outros e conosco, além de trazer a responsabilidade com nossas necessidades espirituais e físicas.

Trata também de purificarmos o que recebemos antes de mandarmos.

Disfunções: ansiedade, submissão, auto-reprovação, fracasso, apatia, dificuldade de se comunicar e expressar, medo, desespero, insegurança, sensação de vazio e gagueira.

 

Chakra Cardíaco

Trabalha na energização do coração, sistema circulatório, diafragma, timo e pulmões, por isso tem relação com o ar.

Trabalha na movimentação dos sentimentos, na ligação entre os sentimentos, na fraternidade, amor puro, altruísmo, compaixão, confiança, compreensão, perdão, gratidão, esperança e generosidade. 

Este centro trabalha pelo amor para com os outros seres vivos e com a vida.

Disfunções: sentimento de perda, desilusão, depressão, pânico e ressentimento.

 

Chakra Plexo Solar

Energiza os órgãos do aparelho digestivo, o estômago baço, fígado, pâncreas, vértebras lombares e vesícula.

Localiza-se de quadro a seis dedos acima do umbigo.

Regula a transformação, auto-controle, auto-expressão, auto-aceitação, auto-estima, boa relação consigo e com outros, brilho, saber o próprio valor (e com isso trazer flexibilidade), alegria, calor humano, foco, humor, vontade, poder pessoal, personalidade, ego, a forma de lidar com o dinheiro, determinação, motivação, atitude, satisfação, vontade de saber, aprender e comunicar.

Podemos notar que este centro está relacionado a varias coisas sobre si mesmo.

É importante que se diga que o ego não é sinônimo de personalidade, existem na personalidade muitos outros fatores além do ego, como o self por exemplo.

Pensar em si não significa ego ou egoísmo, é como dizemos: se fosse assim não conheceríamos a história da iluminação do Buda, pois ele teve que pensar em si para praticar esta ação.

A compreensão que tudo que se refere a si mesmo seja ego vem de alguma explicações dadas pela metade, que levam as pessoas a compreende-las na totalidade.

Disfunções: baixa auto-estima, preconceito, arrogância, ansiedade, soberba, preocupação, raiva, indecisão, ser sugestionável ou influenciável, estar sem determinação, estresse, negligência, desconfiança, mentira, falta de capacidade de lidar com o dinheiro e muito mais.

 

Chakra Sacro

Localiza-se quatro dedos abaixo do umbigo.

Responsável pela energização dos órgãos sexuais (ovários, testículos, pênis e vagina), sistema circulatório, vértebras lombares, intestino grosso e delgado, bexiga, rins e quadris.

No sexo trata da troca de energia sexual.

Além do sexo rege o amor a vida, ao sexo oposto (qualidade), o gosto pelo que é bonito e arte, criatividade, projetar, criar, alegria, sensações, emoções, relacionamentos afetivos e abertura para o que é novo.

É responsável pela qualidade do amor, relações afetivas, amorosas e sexuais.

Com bastante equilíbrio traz a possibilidade de se relacionar, conversar e trocar idéias, auto-aceitação, aceitação de seu lugar em uma relação, assimilação de idéias novas e boa sexualidade.

No estudo dos Chakras percebemos que a abstinência não é uma pratica que leva ao equilíbrio desses centros de energia, mas sim ao seu desequilíbrio.

A compulsão sexual também leva ao desequilíbrio, a sexualidade tem que correr sem extremos.

O fato de pregarem a sexualidade como coisa de espiritualidade baixa, suja ou pecado foi criada pelo homem e não está de acordo com nossa saúde e equilíbrio energético, o desequilíbrio pode gerar a doença.

Disfunções: repressão ou compulsão sexual, sexualidade sem sentimentos ou reprimida, problemas sexuais, mágoa, vingança, rejeição (inclusive pelo que é novo) medo, aversão ao próprio corpo, solidão, ciúme, ressentimentos, inveja, depressão, dificuldade de relacionamento e isolamento.

 

Chakra Básico

Localiza-se na região genital e o cóccix. Vi desenhos feitos por clarividentes onde mostram este vórtice emergindo dos órgão sexuais, na ponta do pênis ou da vagina.

Energiza ossos, membros inferiores, lombar, útero, próstata e intestino.

Este centro é virado para baixo onde está o mundo físico em que vivemos, a terra, ao planeta terra, então este vórtice diz respeito sobre o mundo, mas não só sobre isso.

É importante entendermos vivemos no mundo físico e precisamos dele para sobreviver.

Este vórtice trata da relação com o que é material, sobrevivência, conforto no mundo físico, estruturação, firmeza, instintos primitivos, vontade de viver, vitalidade, energia física e sexual, potência sexual, sexo primal, reprodução, coragem para enfrentar a vida, evolução da identidade, produção, realização, habilidade para ganhar dinheiro, praticidade, auto-estima, paixão, vontade de viver, vitalidade, capacidade de para resolver problemas práticos e autonomia.

Equilibrado traz a atividade, força de vontade e perseverança para conseguir os objetivos e ligação com a Terra, trazendo energia.

Disfunções: desmotivação, vícios, materialismo, hiperatividade, raiva, vergonha, impaciência, culpa, depressão, suicídio, inquietação, sonolência, insônia, compulsão ou abstinência sexual.

Ler obras espirituais nos faz evoluir espiritualmente.

Leia nossos textos para sua evolução espiritual, eles são espirituais, ou uma sugestão de luz: leia um texto nosso semanalmente.

Conheça o texto: Como Evoluir Espiritualmente.

Voltar a Pagina Inicial                      Índices de Textos                      Livro de Visitas