Onde a Psicologia pode Complementar o Espiritualismo

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

De forma muito simples podemos dizer que a palavra Espiritualismo vem de espiritual.

Na Grécia antiga o filósofo Sócrates deu o nome de psyché para a alma, do qual ele se referia ao mundo interno das pessoas, do que elas são por dentro, e também tentava ajudar a pessoas a se autoconhecerem.

Platão, discípulo de Sócrates, complementou o conceito de alma dizendo que ele é eterna, passa de um corpo a outro em reencarnações, passando por um período no mundo espiritual e outro no físico, e que atingindo a iluminação, quando morremos vamos para o Mundo das Ideias, um lugar maravilhoso.

Segundo o Espiritualismo o mundo das ideias é o Mundo Celestial, ou Plano Mental, que é o local espiritual onde os iluminados vivem.

Atualizando o nome psyché para os dias de hoje significa psique, alma, que é o justamente a palavra que forma Psicologia (psique + logia).

Logia significa estudo.

Psicologia significa estudo da alma, estudo do que somos por dentro.

O que somos por dentro é o que estuda a Psicologia.

Existem revelações feitas sobre a nossa alma tanto para que é um assunto da Psicologia, quanto é um assunto do Espiritualismo.

A Psicologia fala do que é a nossa alma por dentro, e o Espiritualismo fala do que ela é por fora, mas também em certos aspectos de seu interior. Então essas duas formas de estudo podem se complementar.

Não esperamos, pelo menos ainda nesse momento (21/12/2020) que isso ocorra na Psicologia, mas no Espiritualismo isso pode ocorrer, e é enriquecedor.

Muitos locais que oferecerem estudos espiritualistas, podem também oferecerem estudos psicológicos.

A Psicologia Junguiana e a Psicanalise tem conceitos como Persona, Sombra, Consciente, Inconsciente, Subconsciente, Inconsciente Coletivo, Id, Ego, Super Ego, Defesas Psicológicas e entre outras, e tudo isso faz parte de nossa fisiologia de como somos por dentro.

Existem partes de nós por dentro que são como os nossos órgãos, ossos, veias, artérias, hormônios e etc. É uma anatomia interior, que não tem forma, mas faz existem e podem ser observadas através de nosso comportamento, que é o que a Psicologia faz, que é uma ciência.

Além disso tudo, tudo isso que somos por dentro, justamente, também explicam o processo de autoconhecimento e transformação, que é a forma que Deus nos fez para obtermos mais consciência. É tudo parte da obra de nosso divino criador.

O autoconhecimento por meditação, mantras, lei de atração, homeopatia, terapias e etc. são todos feitos da mesma forma, e existe essa explicação dentro da psicologia, explicação essa que damos em nosso site.

A Psicologia pode nos enriquecer muito o Espiritualismo, claro que existem preconceitos dessa união por parte dos psicólogos, eles são sugestionados a não terem uma crença quando cursam a faculdade, e também é antiético para eles fazerem essa mistura, mas para nós não, o conhecimento está ai e podemos utiliza-lo, e para isso recomendamos nossa seção de Psicologia e Espiritualismo.

Se você quiser saber sobre as explicações psicológicas para o autoconhecimento, recomendamos os textos: Como o Autoconhecimento Cura, É Fantástico o Autoconhecimento na Psicologia Junguiana ou Analítica - Individuação, Autoconhecimento é Retirar Conteúdos do Inconsciente, Conhecer o Inconsciente para ter mais Compreensão de nosso Autoconhecimento, As Terapias Psicodinâmicas e o Espiritualismo – Libertação de Sofrimentos Internos, Órgãos Psíquicos, Inconsciente e Arquivos Akáshicos e Consciente, Inconsciente e Meditação.

Tenho quase certeza que tem outros textos sobre esse assunto, mas não estou me recordando.

Todos os  nossos textos podem ser reproduzidos.

Convidamos você para conhecer nosso site, se desejar, trabalhamos para sua evolução, e é nossa alegria a sua visita e leitura.

Recomendamos as seções: Realidade Espiritual e Energética, Textos para se Iluminar, Nirvana, Mandalas e Meditação.

Você também pode se interessar por:

Os Recursos Energéticos e Espirituais que Ajudam os Católicos nas Missas

A Meditação e Misticismo Cristãos, os Níveis de Santidade e as Filosofias Orientais

O Fim de Atlântida e a Arca de Noé – A Mesma Parábola ou Mitologia de um Jeito Diferente

Menu: