Os Cinco Agregados do Apego

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

Dukka é traduzido como sofrimento, mas apesar de certos pontos de certas dores interiores serem exterminadas com a iluminação, não são todas.

A palavra Dukka significa insatisfação, e o ser humano fica insatisfeito com o fato de envelhecer, ficar doente, morrer, ter lamento, angustia, desespero e frustração.

Faz parte deste quadro de não estar contente com o que podemos passar na vida, os Cinco Agregados do Apego, que são:

 

1-Apego a forma física – É o nosso corpo, com nossos órgão perceptivos como a visão, audição, paladar, tato e etc. e o sistema nervoso.

Uma atenção plena do nosso corpo é conseguida através do relaxamento, e então podemos sentir melhor o primeiro agregado. 

 

2-Apego as sensações agradáveis, desagradáveis, e nem agradáveis ou desagradáveis – Tem quem gosta do que é bom, e tem quem gosta do que é ruim ou da neutralidade, e é normal queremos sempre as sensações que tem haver com a gente.

Perde-las é um foco que nos deixa insatisfeitos.

O Budismo ensina a ampararmos todas as nossas emoções e sensações, é para observá-las e contemplá-las, ai então poderemos ver suas origens.

Existem sensações boas e ruins, e não existe mal em ter as positivas, mas o Budismo nos ensina a transformar as emoções ruins e adquirir mais as boas através do autoconhecimento, no qual se pratica o caminho do Nobre Caminho Ócuplo, que nos leva ao Nirvana.

Quando buscamos a felicidade do Nirvana, buscamos estar sempre e constantemente com sentimentos muito bons, e isso deixa a gente muito bem. E é isso que move a nossa busca.

Não tem mal alguns buscar a felicidade.

 

3-Apego a percepção – Quando percebemos algo, normalmente distorcemos, principalmente se não buscamos o autoconhecimento, e mais ainda se formos pessoas egoístas.

O fato de distorcemos o que enxergamos nos causa insatisfações e sofrimentos.

O Budismo ensina a contemplar as percepções, também a nós investigarmos nossos conceitos, a fim de verificá-lo e buscar a verdade, e a verdade traz transformação.

Quando nossas percepções estão certas, isso nos traz felicidade, mas quando estão erradas, ai então nos sentimos mal.

A percepção é importante para ficarmos bem.

 

4-Apego as Construções Mentais – Nosso corpo é uma formação física, emoções ilusórias como e o medo são formações mentais (e existem cinqüenta e uma delas segundo a escola budista Vijananavada).

Todas as formações mentais segundo o Budismo são feitas na nossa consciência armazenadora, e se encontram na forma de sementes, e cada vez que elas são afetadas, fazem uma formação mental.

Praticar o Budismo faz com que percebemos essas formações, contemplando para enxergarmos sua real natureza, elas são impermanentes e sem substancias verdadeiras.

 

5-Apego a Consciência Armazenadora – É o que etapa abaixo do que somos realmente, que são os alicerces de nossas formações mentais.

As formações mentais que não se manifestam, estão como sementes, sementes de medo, alegria, angustia, paz, sabedoria, ciúmes, frustração, desespero e etc.

Existem cinqüenta e umas sementes guardadas bem no fundo de nossa consciência, e quando irrigamos ou outra pessoa a faz, essas sementes germinam.

É assim que são feitas as formações mentais, e temos que ser muito sábios para deixar que nós ou alguém germine uma semente, pois ela pode ser boa ou ruim, nos fazer mal ou bem.

 

Os cinco agregados dependem uns dos outros.

Todos os  nossos textos podem ser reproduzidos.

Convidamos você para conhecer nosso site, se desejar, trabalhamos para sua evolução, e é nossa alegria a sua visita e leitura.

Recomendamos as seções: Realidade Espiritual e Energética, Textos para se Iluminar, Nirvana e Mestres Ascensos, Mandalas e Outras Práticas.

Você também pode se interessar por:

Vinshu é Ogum – O Preservador

Características dos Iluminados

O que é a Densidade das Matérias – As Dimensões Física e Espirituais

 Voltar a Pagina Inicial