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Os Cinco Agregados do Budismo -
Skandhas Por: Ricardo Chioro – Riath (Texto inspirado pelos Mestres da Luz) De acordo com o Budismo os seres humanos são
formados por esses cinco agregados, tem o nome de skandhas. São eles: forma, percepções, formações mentais,
percepção e consciência. O Budismo ensina que tudo contem os cinco
agregado, tudo o que existe, na natureza, no cosmos, nos animais e humanos. 1-Rupa – Forma É o nosso corpo com todos os sentidos sensoriais
e o sistema nervoso. Existe uma meditação que é ter plena atenção ao
corpo, que pode trazer o relaxamento total, é pensar em cada parte do corpo,
uma por vez ao expirar e inspirar. Essa pratica também em cada parte que você se
concentra ao expirar e inspirar, você sorri para cada parte que se
concentrar. Cuide bem do seu corpo com carinho e amor. Muitos
acreditam que o Budismo não importa com auto-estima, mas cuidar do corpo com
amor também é uma forma de auto-estima. Outra parte de ter estima por si mesmo é cuidar
bem do nosso psicológico, gostar dele e o tratar bem. 2-Vedana – Sensações Existem muitas sensações que o ser humano pode
sentir. Também existe uma meditação para observar as
sensações e as identificarmos. Existem três tipos de sensações: as agradáveis,
desagradáveis e neutras, todas elas tem um tempo de permanência. Também se usa a pratica de sorrir para cada
sensação na meditação da vedana. A pratica serve para entramos e aprendermos sobre
cada sensação, ter carinho por elas e também sendo uma parte nossa
aprendermos a ter estima. 3-Samjana – Percepções As percepções também existem por um tempo, um
início, meio e final. Cada percepção é finita, mas nunca acaba, cada
percepção que termina, logo ou imediatamente são surgindo outras. Os julgamentos que fazemos para o que percebemos
podem conduzir ao erro, mas também a qualidade da razão pode levarmos a
compreensão. No processo de autoconhecimento perdemos ilusões. As ilusões podem levar a pensamentos sofríveis. O Budismo oferece um questionamento para acabar
com as ilusões que é se fazer a pergunta: Será que tenho certeza do que
percebi? Fazer essa pergunta freqüentemente nos leva a
investigarmos os fatos, podendo nos levar ao real conhecimento do que
captamos. Nossos preconceitos, apegos, orgulho, vaidade,
inveja, raiva, ódio, ciúmes, inveja, medo, hábitos, cobiça negativa e etc.
nos levam ao engano, más interpretações das percepções. Nesses escritos podemos observar uma Psicologia
Budista com ensinamentos muito interessantes. As percepções corretas nos levam a nos sentirmos
bem, já as que nos enganamos trazem sofrimentos. 4-Samskara – Formações Mentais Pensamentos e emoções são formações mentais. A mente forma pensamentos e imagens mentais, já a
emoção são formações emocionais. Tudo isso faz parte do nosso psicológico e
da Psicologia Budista. O Budismo Vijnanavada enumera 51 categorias de
formações mentais. A pratica budista leva a consciência das
manifestações psicológicas, assim como das formações mentais que mudam o
tempo todo, isso é impermanecia, um dos conceitos principais que Buda
ensinou. 5-Vijnana – Consciência É a consciência que está abaixo de tudo o que é
verdadeiro em nós – o que somos. É a base das formações mentais, que tanto
produzem quanto armazenam os conteúdos psicológicos. É sobretudo a capacidade de criar, germinar a
alegria, amor, paz, compreensão, ciúme, esquecimento, lembrança, medo,
desespero e etc. O que surgir na mente, seja feito por nós mesmos
ou pelos outras vai gerar uma formação mental. O ensinamento do quinto agregado nos leva vermos
a importância do que se forma na nossa mente, pois pode nos conduzir ao
positivo e negativo. É importante sempre trabalharmos o
autoconhecimento e a conscientização de nossas atitudes mentais e físicas,
elas inevitavelmente trarão o resultado de nossas ações, se vamos obter
sofrimento ou felicidade. O bem nos leva a felicidade, o mal ao sofrimento.
Tudo isso surge na consciência, o quinto agregado.
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