O BUDISMO

Por: Ricardo Chioro

(Parte deste texto é canalizada dos Mestres Ascensos)

O Budismo surgiu na Índia através de Sidarta Gautama, o Buda.

Sidarta seguiu o Hinduísmo (também com o nome de Bramanismo) antes de chegar ao Nirvana e praticou o ascetismo dentro dessa religião, mas descobriu que o ascetismo não leva a iluminação e abandonou essa prática. Isso não significa que o hinduísmo é falso, mas o ascetismo não é útil, muitos caminhos dentro do Hinduísmo são verdadeiros e levam a iluminação; ao autoconhecimento que conduz ao Nirvana. 

Não sei quem implantou o ascetismo nessa religião da Índia e nem o porque, mas Buda rompeu com esse caminho, chegou ao Nirvana e construiu um próprio, ainda com muito elementos do Bramanismo.

Além de tudo o ascetismo trás sofrimento e dor. As vezes as religiões são excepcionais e muito boas, mas tem coisas neles que não são, mas tem muita coisa que é e valem muito apena.

Um exemplo desses caminhos errados que existem dentro da religião e que a grande maioria pode concordar, é o sistema de castas imposto pela religião hindu, onde os dalits, pessoas da camada de pobreza mais baixa, não podem subir de casta e levar uma vida melhor.

Estava vendo uma entrevista com o ator Marcio Garcia, que atuou como Bahuan na novela Caminho das Índias, e ele estava contando que os Dalits não tem direito nem mesmo a encanamento e vivem em condições muito precárias.

Sidarta, depois de se iluminar, passou a ensinar as pessoas e ele falava de diversos conceitos hindus como Karma, Dharma, Reencarnação e Samsara. Pois como dissemos o Hinduísmo é verdadeiro.

Talvez algumas escolas (linhas) budistas não aceitariam que Buda ensinava a reencarnação, pois não são reencarnacionistas. Mas como li uma historia de Buda a pouco tempo em que ele falava da vida passada dele e de outra pessoa, então acho que posso colocar reencarnação também nessa lista.

Hoje em dia o Budismo vem adotando o nome renascimento ao invés de reencarnação, estão achando mais adequado vista filosofia ou linguagem do Budismo. Mas eu usei o nome Reencarnação a um conceito Hindu que entrou para o Budismo, porque é essa idéia de adotar um nome diferente para falar de outras vidas é nova.

Algumas pessoas acreditam que o Karma, o Dharma, a Reencarnação e o Samsara no Budismo são diferentes do Hinduísmo, mas não são, são descritas apenas de maneira diferente e de um outro ponto de vista, mas se estudadas e comparadas, podem ver que não se contradizem e que podem servir para um mesmo fim.

Sidarta ensinava as pessoas para que elas crescessem espiritualmente, pois esse crescimento é muito maravilhoso. Crescer espiritualmente é ir em direção à felicidade, realização, contentamento, plenitude, sabedoria, paz, amor, otimismo, verdade, força interior, a não deixar que os acontecimentos nos causem sentimentos negativos e etc.

Sidarta ensinava meditação, aconselhava as pessoas que aprendiam com ele e de sua percepção se formou ensinamentos como as quatro nobres verdades, o caminho óctuplo, a temporalidade, o desprendimento e o sofrimento.

As Quatro Nobre Verdades, que é principal revelação de Buda, é sobre o sofrimento que o ego trás e a forma de superá-lo.

Os aprendizes de Sidarta ensinaram outras pessoas, e estas a outras, ensinavam para outras, e assim o Budismo se transformou em uma das principais religiões do mundo.

No hinduismo se fala em Brahman, que é o que a maioria de nós aqui no Ocidente chama de Deus, o criador de tudo que existe, que está em tudo e é tudo. Sidarta talvez não falasse muito disso, pois se o fizesse, estaria hoje nos conceitos do Budismo. Isso não quer dizer que ele não sabia que Deus existe, mas é que na sua filosofia, na sua forma de descrever o desenvolvimento da consciência, ele não precisava falar de Deus. Hoje isso possibilita que pessoas de outras religiões e ateus pratiquem o Budismo.

Não precisamos nós, seguir apenas o Budismo, pois ele é livre, podemos seguir o Budismo e juntamente outra filosofia ou religião, pois a preocupação do Budismo (Não de todos os budistas, mas do criador do Budismo) não é ser o dono da verdade, mas que você desenvolva sua consciência.

Ler obras espirituais nos faz evoluir espiritualmente.

Leia nossos textos para sua evolução espiritual, eles são espirituais, ou uma sugestão de luz: leia um texto nosso semanalmente.

Conheça o texto: Como Evoluir Espiritualmente.

Voltar a Pagina Inicial                      Índices de Textos                      Livro de Visitas