O NOBRE CAMINHO ÓCTUPLO

Por: Ricardo Chioro

(Parte deste texto é canalizada dos Mestres Ascensos)

O Nobre Caminho Óctoplo é o seguimento do Budismo que leva a paz interior, felicidade, equilíbrio e etc. porque é o caminho de autoconhecimento.

Este nobre caminho é uma psicologia, mas também religião, que nos diz para cultivarmos o bem em nós, em diversos sentidos e estarmos vivendo com atenção e ligados no que estamos fazendo.

O intuito do Buda é que nos tornemos iluminados, e isso se consegue no Budismo, através deste caminho, e ser um iluminado é ter uma felicidade gigantesca e abundante. Para o bem das pessoas é importante que elas se iluminem.

Mesmo não sendo budista, se você busca o seu autoconhecimento, pode seguir estas vias óctoplas, mas se for se instruir em outros sites sobre este assunto, é muito importante que você leia o texto: Esclarecimentos Importantes sobre o Budismo.

 

Via 1 – A Visão Correta:

É não nos deixarmos levar por ilusões pessoais levadas por emoções do ego, como orgulho, vaidade, inveja, desejo de controle ou poder e etc.

Que fazem a pessoa se achar superior ao outro, fazendo ele de escada, ou diminuindo ele, ou distorcendo a realidade crendo ter poder absoluto.

Alem de serem condutas não virtuosas, elas causam ilusões pessoais.

Estar equilibrado é não buscar orgulho, vaidade, inveja e nem controlar outros seres vivos.

É importante saber a diferença entre controlar um filho e educá-lo.

A educação consiste em criar o filho em parâmetros considerados corretos, e o controle foge do que é correto.

Proibir o filho de usar drogas, cigarro e bebida são bons, querer que o filho se case com a fulana de tal, caso ele não queira é errado.

A visão correta é ver a realidade como ela é, e para isso é necessário ter parâmetros como acreditar que as virtudes são o bem, e as invirtudes o mal.

Explicamos melhor o que são as virtudes na Via 4 deste texto.

Todos tem alguma falta de visão em suas vidas e o crescimento psicológico, traz o conhecimento correto, mas isso é com o tempo.

A consciência amplia com o conhecimento.

 

Via 2 – Aspirações Corretas ou Pensamento Correto:

É se inspirar por coisas que façam bem ao outro ou a si mesmo, mas não o mal.

É manter seu mundo mental e criativo positivo.

É buscar eliminar a raiva, ódio e mágoa através do perdão.

É pensar em coisas boas para outro e para si.

Porém invirtudes não são coisas boas.  

 

Via 3 – Fala Correta:

É não ferir o outro através das palavras, nem caluniar ou distorcer os fatos.

É ser verdadeiro e não falso.

 

Via 4 – Ação Correta ou Conduta Correta:

Não-violentar, não roubar, não usar drogas, não procurar ser orgulhoso, invejoso, irado, avarento, falso, desonesto, desrespeitoso, desleal e etc. tudo isso é invirtude.

E buscar ser generoso, humilde, honesto, fiel, bondoso, respeitoso, paciente, simples, ter atos de compaixão, caridade e etc. tudo isso é virtude.

 

Via 5 – Meio de Vida Correto:

É buscar uma forma de viver com ética, sem fazer os outros sofrerem por causa disso, como não roubar, escravizar, matar, falsificar, vender escravos, drogas e bebidas e nem escravisar.

 

Via 6 – O Esforço Correto:

É se manter perseverante em todas estas vias.

Se aparecer algo que vai te tirar deste nobre caminho, é bom que saia deste estado destrutivo e volte a ficar em parâmetros luminosos. Pois tudo isso que ensinamos aqui é luz.

Não é só no Budismo que se ensina a viver de acordo com a luz, mas todas ou quase todas as religiões fazem isso e não só elas, como filosofias como o Yoga e até a arte marcial do Tai Chi Chuan.

Se manter nisso, é se manter virtuoso, em qualquer religião, não é para se manter budista e sim para se manter na luminosidade, na religião que seja.

 

Via 7 – Atenção Correta:

É não estar e agir de forma desligada; distraída; inconsciente e sim estar ligado, atento e consciente.

É fazer os afazeres do dia e tudo mais que se possa fazer estando ligado.

Prestando atenção, deixamos de agir de forma automática.

 

Via 8 – Concentração Correta:

Também chamada de Êxtase Correto. É o estado meditativo, o estado meditativo é a concentração e num estado profundo leva ao êxtase.

Mas é importante que o êxtase venha por meio da meditação e não por meio de drogas, pois estas prejudicam o ser humano e a meditação beneficia.

O estado meditativo é manter a mente calma e concentrada.

O estado meditativo é alcançado pela concentração correta, a pessoa consegue fazer seus afazeres, conviver e interagir com as pessoas, estando em estado meditativo, estando concentrado nos amigos e nos afazeres, assim pode além de poder aproveitar o que se está fazendo e os amigos, também aproveita o bem estar que a meditação trás.

 

Se você se manter em sua natureza de sentimentos e segui-la garantirá pelo menos até a sexta via, pois sentimentos são luz e amor.

O amor vai sempre respeitar o outro a si mesmo.

Nós aconselhamos a você seguir esses ensinamentos.

Ler obras espirituais nos faz evoluir espiritualmente.

Leia nossos textos para sua evolução espiritual, eles são espirituais, ou uma sugestão de luz: leia um texto nosso semanalmente.

Conheça o texto: Como Evoluir Espiritualmente.

Voltar a Pagina Inicial                      Índices de Textos                      Livro de Visitas