A Kundalini e o Processo para Atingir o Nirvana
Por: Ryath
(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)
A Kundalini Shakti é a união das forças femininas e masculinas, elas trazem o processo de criação, da vida e da materialização.
O conceito de Kundalini surgiu na Índia com o Tantra.
A Kundalini na mitologia hindu é uma deusa, cujo consorte é Shiva.
Shiva vive no céu e a kundalini na terra, e essas duas energias se completam e geram a vida.
Existe uma trindade, que é o masculino, o feminino e o que eles geram.
O que a mitologia hindu quer dizer com a união de Shiva e a Kundalini, é o processo de geração que ocorre no sexo entre um homem e uma mulher, que traz um bebe.
Um casal precisa de um homem e uma mulher para dar um corpo a uma alma que reencarna, e assim posso evoluir.
Nosso Chakra Básico tem a energia sexual e telúrica, que recebe da terra, que capta a energia que vem de baixo de nós, que onde se encontra nosso planeta, e é o mundo físico em que vivemos, do qual tem relação com a sobrevivência material.
Segundo as histórias hindus a kundalini fica enrolada trez vezes e meia no Chakra Básico, esse numero é uma associação as três Gunas (manifestação da vida na terra).
A três Gunas são:
1-Satva – Nossas qualidades iluminadas, como o Nirvana.
2-Tamas – Nossas emoções em desequilíbrio, como paixões e desequilíbrios.
3-Rajas – Nossas ilusões, ignorâncias e egoísmo.
A Kundalini na fisiologia energética do ser humano, ela é uma energia que tem a forma de um fogo paralisado, e dá a volta nos chakras, essas voltas são as três Gunas.
As Gunas tem três voltas e meia, e a meia é a libertação de todas as Gunas.
Com exercícios e praticas da Yoga ou do Tantra, as Gunas se direcionam para o segundo Chakras, aumentado o seu poder de alcance.
A princípio a Kundalini é feita do elemento terra, mas a medida que vai avançando, e não só chega ao segundo Chakras, mas vai chegando a outros também, o que acontece é que a Kundalini vai tendo outros elementos, não só a terra.
Cada subida para cada Chakras a Kundalini vai tomando a forma do elemento do respectivo centro de energia daquele local.
Os Chakras são centros de energias.
No terceiro Chakra, a Kundalini entra em contato com o centro que tem haver com o ciúmes, a insegurança, as paixões, raiva, medo e obsessões.
Nesse terceiro Chakra o equilíbrio dele nos dá equilíbrio, e o desequilíbrio, causa essas emoções que citamos.
No processo de autoconhecimento reconhecemos nosso ciúmes, insegurança, paixões, raiva, medo e obsessões, e assim transformamos essas emoções negativas.
Para a Kundalini se ativar, nos proporcionar grande autoconhecimento e ativar nossos poderes paranormais, isso com a subida para os centros de energia, ela precisa que os canais que conduzem a energia dos Chakras estejam limpos, pois caso contrário ele fica obstruído a passagem.
Para cada centro de energia estar limpo, é preciso estar com as emoções e pensamentos regidos por eles elevadas, não estando baixas, negativas, mas sim positivas.
Existe um trabalho dentro da Yoga para nos mantermos mais puros, e assim a energia da Kundalini poder passar.
É muito comum nossos Chakras não estarem em equilíbrio, isso por diversos motivos, como estarmos agindo, pensado ou tendo emoções negativas ou por sofrimentos.
Quando a Kundalini sobe para o Chakra do Coração, o que acontece é o amor, mas para isso os outros centros de energia devem estar higienizados, limpos.
O terceiro Chakra é o mais difícil de limpar, mas é extremamente compensador que a kudanlini chegue ao Chakra do coração, pois o amor é a felicidade.
A energia cósmica representada por Shiva, entra no Chakra Coronário, onde se encontra com a energia da Kundalini, e esse encontro é presentado pelo amor dessas duas deidades hindus, esse casal, essa consorte.
Assim como a energia da terra precisa estar limpa para subir, a energia cósmica também precisa dos outros chakras limpos para descer.
Mas a subida da Kundalini continua até o Chakra Coronal, não para até atravessar todos os centros.
Tanto a energia cósmica, que vem de cima, ela se encontra com a energia telúrica que vem por baixo em todos os Chakras.
O encontro dessas duas energias nos traz o êxtase, mas devidos as nossas negatividades internas, não temos isso, mas é preciso um grande trabalho para isso, e vale muito a pena.
Estase é muita felicidade e prazer juntos, é maravilhoso.
Assim na mitologia Shiva e Kundalini se encontram dentro de nós.
Quando a Kundali sobe para o Chakra laríngeo, o que acontece é a realização, que é colocar em pratica nossos projetos, desejos e sonhos, se não fizerem mal a ninguém.
Para a realização isso nos impele a termos ações, que está ligado ao trabalho.
Subindo mais a Kundalini, ela chega ao centro frontal de nossa testa, e lá ela se encontra com a consciência uma do criador, nos fazendo entrar em contemplação.
O próximo nível para Kundalini chegar é o centro coronal, que fica no topo de nossa cabeça, e esse estado é conseguido quando a pessoa atinge o Nirvana.
Mas é importante que se entenda que o Nirvana não precisa ser atingido somente com o trabalho da Kundalini, mas ocorre de outras formas também.
Porém no Zen Budismo, a pratica da meditação traz poderes paranormais, assim como a Kundalini faz, mas quem pratica é proibido de usar esses poderes, dentro dessa religião, isso para não se sentir superior a ninguém.
A pratica da meditação Zen tem esse objetivo também, que é atingirmos o Nirvana, e não sabemos como ocorre esse trabalho energético dentro da meditação, mas também desenvolve dons paranormais.
O Budismo em seu treinamento da pessoa atingir o Nirvana, assim como na Yoga e no Tantra tem que deixar sua mente limpa, também tem que se abster do mau e praticar o bem. Então também ocorre uma purificação.
O Budismo vem da Índia, com o Buda que foi um praticante de Yoga.
Tanto no Budismo como na Yoga existe a pratica do bem, a abstenção do mau, a pratica da meditação e da atenção plena.
Todos os nossos textos podem ser reproduzidos.
Convidamos você para conhecer nosso site, se desejar, trabalhamos para sua evolução, e é nossa alegria a sua visita e leitura.
Recomendamos para quem busca a iluminação: Praticas e Treinamentos para Atingir o Nirvana.
Recomendamos as seções: Realidade Espiritual e Energética, Textos para se Iluminar, Nirvana, Mandalas e Meditação.
Você também pode se interessar por:
A Prova que Não Precisamos Sofrer para Evoluir Espiritualmente
Pessoas que Não te Fazem Bem - Como Lidar