As Escolas de Meditação e Mantras do Budismo
Por: Ryath (Inspirado e intuído espiritualmente)
O Budismo tem muitas linhas, sendo as principais o Theravada, a Esotérica ou Tibetana, o Zen, o Terra Pura e a de Nitiren Daishonin, sendo as três primeiras escolas de meditação e as duas últimas escolas de mantras.
A escola Theravada é a mais antiga, e só os monges a praticam, diferente das outras escolas novas, que decidiram que os monges ajudam a comunidade a também atingirem a iluminação.
O Theravada é mais tradicional, e as outras quatro são chamadas de Mahayana.
A principal pratica budista para o Theravada, o Zen e o Budismo Esotérico (Tibetano) são a meditação, onde essa ultima vertente tem formas muito particulares de meditação, que vem dos Tantras, que são as escrituras simbólicas de sua escola.
Na meditação Therava e Zen o praticante treina não fazer nada, inicialmente começando com a concentração em algo, e depois em mais nada, apenas atingindo o estado meditativo.
Já na meditação tântrica, esotérica, são utilizadas mandalas, fazendo visualizações com elas, se imaginando como a divindade que aparece nessa mandala, e também mentalizando outros elementos dela.
Nessa meditação é também utilizado muitas formas de rituais, como barulhos, musicas, entonação de mantras, uso de símbolos, como o Vajra e o Gantha, entre outros.
O Budismo Esotérico também tem uma meditação igual a do Zen, que é a Dzogchen.
O Dzogchen é a meditação idêntica ao Zazen, que é a meditação sentada do Zen.
Zen significa meditação, e essa escola cresceu em uma época e local que se dava muito importância para os estudos budistas, e não as práticas, então surgiu Bodhidharma, que veio como uma revolução, ensinando que o que importa é a pratica.
Zazen significa Zem sentado.
As vertentes budistas do Terra Pura e da de Nitiren não praticam meditação, mas sim um mantra central dentro de suas religiões.
O Budismo de Nitiren Daishonin acredita que todos os ensinamentos budistas estão contidos no Sutra de Lótus, e o mantra deles significa essa escritura.
Os Sutras são as escrituras do Budismo, e o Budismo de Nitiren é baseado apenas nessa escritura.
O mantra deles é Nam-Myho-Renge-Kyo.
Já o Budismo Terra Pura é uma escola que faz o mantra do Buda Amitabha, que é o Nembutsu.
Os Budistas do Terra Pura fazem esse mantra para que Amithaba os levem ao Nirvana, a iluminação.
O Budismo Terra Pura ou Shin, ele viu que muitos budistas ficavam orgulhosos e com o ego inflado por serem excelentes meditadores, e escolheu esse caminho de mantra como uma forma de atingir a iluminação sem a meditação.
Os budistas do Shin acreditam que Amitabha os leva para a Terra Pura onde vivem os Budas.
Isso não quer dizer que o caminho da meditação seja inadequado, não é, mas cada um deve enxergar o próprio ego com o autoconhecimento, e assim se desprender dele.
A meditação é um caminho muito bom, mas é importante educar para não darmos vasão ao nosso ego, mas sim nos desprendermos dele.
Aqui no site ensinamos meditação, temos uma seção com mandalas budistas também, onde você pode praticar, e trazem um bom resultado sem exigir habilidade, é só ler a breve instrução e praticar, elas trazem um bem-estar muito bom.
Também ensinamos um pouco de mantras.
Mas é importante que se diga que nossas mandalas não são tântricas, do Budismo Tibetano, apenas inspirados por elas, mas a pratica é diferente.
Alguns Destaques:
Ensinamentos em Vídeos
Receba nosso contéudo no seu Facebook