O ESPIRITUALISMO DE PLAT�O

Por: Ricardo Chioro

(Parte deste texto � canalizada dos Mestres Ascensos)

Plat�o (um dos principais pensadores da antiguidade que viveu entre 427 ou 428 a 347 a.C.) t�m em sua filosofia conceitos muito parecidos com diversas escolas espirituais e religi�es que acreditam em reencarna��o, como Misticismo e Espiritismo.

No Espiritismo Plat�o � refer�ncia, onde para os espiritas trouxe diversas verdades que sua f� tamb�m comunga.

Esse texto n�o � completo sobre o tema, talvez algumas coisas n�o v�o ser mencionadas.

 

1.    Alma

O fil�sofo S�crates (que viveu de 470 ou 469 a 399 a.C.), mestre de Plat�o, dizia que a alma � o nosso universo interior, o que somos por dentro, o que faz nossos pensamentos, imagina��es, sentimentos e emo��es.

Plat�o levou mais adiante esse pensamento dizendo que a alma � eterna e se divide em tr�s partes:

a)    a parte racional ou intelecto.

b)    a parte da vontade

c)    a parte dos desejos

Uma alma que funcione direito deveria controlar os desejos com o intelecto e a vontade atuando juntos.

Imagine a seguinte situa��o: Voc� gosta da fidelidade e � compromissado, sente vontade de ser fiel, por�m est� em uma festa desacompanhado e come�a a conversar com uma pessoa da qual te desperta o desejo, ent�o voc� pensa (essa � sua raz�o) que o melhor � ser fiel, pois isso � o correto e poderia magoar a sua (ou seu) parceira(o).

Porem existem desejos bons, o desejo de se alimentar por exemplo garante a nossa sobreviv�ncia, e o sexual garante a sobreviv�ncia da ra�a humana.

Desejo por sexo n�o significa trai��o.

Existem escolas religiosas e filosoficas que fazem uma distin��o entre desejo e vontade.

 

2.    Reencarna��o

Plat�o ensina a reencarna��o talvez pela influ�ncia do Orfismo.

Para Plat�o a alma fica no corpo durante a encarna��o, depois quando morre vai para o Hades (reino dos mortos) ou o Mundo das Ideias Puras, posteriormente volta a reencarnar e assim sucessivamente.

O que morre � apenas o corpo, a alma continua viva.

Plat�o dizia que a alma ficaria por um tempo longo nesse ciclo de viver na mat�ria e fora dela, assim como Allan Kardec, fundador do Espiritismo.

Para o Espiritismo, assim como as religi�es que acreditam em reencarna��o, ent�o pode reencarnar ou n�o, mas depois ir� para outros lugares no cosmos onde n�o viver� mais no plano f�sico.

 

3.    Mundo das Ideias

Para Plat�o existe o plano f�sico, que � aonde circula o corpo material, onde  nossos sentidos f�sicos o percebe, com vis�o, audi��o, cheiros, sabor e tato, e o mundo das ideias, onde abita a alma.

O Mundo das Ideias n�o � f�sico, n�o � material.

Plat�o ainda dizia que existe o corpo carnal e o espiritual.

O Plano F�sico � uma c�pia do Mundo das Ideias.

Na obra nosso lar de Chico Xavi�r que psicografa (pratica em que um morto dita escritos para um vivo) o espirito de Andr� Luiz nos conta tamb�m que o mundo f�sico � uma c�pia do espiritual, e n�o o contrario.

Os M�sticos dizem que o Mundo das Id�ias � o Plano Mental, um lugar maravilhoso onde os pensamentos tomam forma e ficamos cercados por elas.

� um mundo segundo os m�sticos com habitantes.

Para os budistas tem o Plano mental � que chamam de Sukhavati, no Hinduismo de Devasthan e Svarga e no Zoroatrismo de C�u.

Tamb�m para o Gregos tinha o nome de Campos El�seos.

 

4.    Virtudes Morais

Sabemos que a virtude tr�s o equil�brio e o autoconhecimento.

Para Plat�o a virtude � o caminho para a felicidade, ensinava e pregava a virtude, assim como o seu mestre, o fil�sofo S�crates.

O filosofo cuja obra � tema deste texto diz que a felicidade � o resultado de um estado sadio da alma, e o que traz essa sa�de s�o as virtudes.

Virtudes s�o: generosidade, honestidade, respeitabilidade, paci�ncia, humildade, bondade, simplicidade, perd�o, caridade e etc. isso � o bem.

O bem recebe muita evidencia na obra deste filosofo grego.

O contrario das virtudes morais � o mal.

Para Plat�o as pessoas que buscam o mal n�o s�o felizes.

 

5.    Almas G�meas

Plat�o conta atrav�s de seu mito �O Banquete� que os Deuses criavam os homens por inteiro, tendo duas cabe�as, quatro bra�os, quatro pernas.

Nesses seres alguns eram metade macho e metade f�mea, outros eram completamente machos ou f�meas.

Mas esses homens se viraram contra os Deuses, e as divindades os repartiram ao meio tendo s� dois bra�os, duas pernas e uma cabe�a.

Esses seres buscam suas metades nos relacionamentos.

Seria ent�o o mito das almas g�meas.

Os gays s�o os que suas metades eram do mesmo sexo, e os heterossexuais os que a metade eram de outro sexo.

Existe a id�ia no Espiritualismo que Deus criou as almas pelas metades, uma metade � macho e a outra � f�mea, e elas teriam a completude, a alma g�mea.

 

6.    Metaf�sica

Plat�o faz uma cis�o entre o mundo material e espiritual.

Carlos Guimar�es explica que na �poca de Plat�o as pessoas pensavam muito em explica��es materiais para os acontecimentos, mas que Plat�o trouxe a explica��o espiritual.

Nessa metaf�sica se divide o mundo material e espiritual em duas navega��es.

A primeira navega��o seria o mundo material, a segunda o espiritual.

A Primeira navega��o � o mundo f�sico e as explica��es materiais, a segunda � o mundo espiritual, como a intui��o, as virtudes morais e a consci�ncia universal.

Segundo este pensamento o espiritual, a segunda navega��o constitui tudo o que � bom: o bem, a verdade e a beleza.

J� no mundo material constitui tudo o que � negativo: indeterminado, passional, informe, espacial e irracional.

Neste pensamento a alma tamb�m � superior ao corpo e sua principal fun��o � conhecer o bem.

Talvez a id�ia de Espiritualismo surgiu a partir da�, e segundo Carlos s� temos a id�ia de materialismo tamb�m a partir da cria��o deste pensamento.

 

7.    Atl�ntida

Plat�o viajou para o Egito e trouxe o mito de Atl�ntida.

Para os m�sticos e esp�ritas o mito de Atl�ntida esconde uma outra era da humanidade onde era mais evolu�da espiritualmente e tecnologicamente.

Os mitos escondem por tr�s de si verdade espirituais e exist�ncias.

Na B�blia esta era se esconde por tr�s da par�bola de No� e a Arca.

 

8.    Ascetismo

Plat�o ensinava o ascetismo como um caminho espiritual.

Na metafisica de Plat�o vimos que ele considerava tudo o que � f�sico ruim, isso tem a ver com o ascetismo que considera todos os desejos mundanos (do mundo � e o nosso mundo � f�sico) como algo ruim.

Buda, o iluminado, tendo praticado o caminho asceta disse que n�o levava a ilumina��o.

Ai vemos uma diferen�a entre dois grandes fil�sofos.

O ascetismo comumente oferece caminhos onde o praticante cria sofrimentos a si mesmo, como auto-mortifica��es.

N�o sei se no caminho Planotico existe do praticante gerar sofrimento em si mesmo, mas se isso ocorrer: por um lado na filosofia de Plat�o se prega a felicidade das virtudes morais, tamb�m talvez por outro dor e a amargura do sofrimento.

As religi�es tem caminhos de ilumina��o que n�o necessitam auto-mortifica��es e sofrimentos, ent�o porque decidir escolher um caminho que vai trazer dissabores?

O ascetismo � in�til, Deus n�o nos quer sofrendo, n�o criou caminhos de autoconhecimento desse jeito.

Deus tamb�m nos fez tendo desejos que ajudam a mantermos a sa�de mental, claro que n�o todos como algum que vai fazer o mal a algu�m.

Existem desejos mundanos que fazem bem e ajudam a manter a sa�de mental e positivam o ser humano, por isso s�o bons.

A espiritualidade � o positivo, negar desejos muitas vezes deixa a mente ou o emocional mais negativo.

Plat�o errou sem m� inten��o. 

Plat�o � muito bondoso, porem cometeu um erro pensando estar fazendo o melhor, mas acertou bastante tamb�m. 

Deus � infinitamente bom, o caminho do autoconhecimento nos leva at� o divino foi criado pelo ser supremo, Ele n�o criou algo que vai nos fazer mal, trazer sofrimento para adquirir espiritualidade.

Para Plat�o como vimos na sua metaf�sica: tudo o que � mal � f�sico, e tudo o que � bom � espiritual, portanto causar dano ou sofrimento ao corpo material n�o era um problema, ele n�o enxergava que a alma est� ligada ao corpo, e que atingindo um acaba atingindo o outro.

Vamos dar um exemplo: quando voc� fica muito tempo sem comer cai a press�o e tamb�m gera outro problema, o mau estar emocional.

Agente que tem sempre o que comer n�o tem esse problema, mas quem vive na rua tem, quando a pessoa fica muito tempo sem comer gera um mal estar emocional, portanto o emocional � espiritual.

O corpo est� ligado ao esp�rito e o esp�rito ao corpo.

 

9.    Bibliografia

Reencarna��o em Plat�o - http://www.infoescola.com/filosofia/reencarnacao-em-platao/

Plat�o - http://an.locaweb.com.br/Webindependente/filosofia/filosofiagrega/platao.htm

A Filosofia de Plat�o - http://an.locaweb.com.br/Webindependente/filosofia/filosofiagrega/filosofiadeplatao.htm

O Mito da caverna - http://www.consciencia.org/forums/reply/re-o-mito-da-caverna-15

Plat�o - http://www.mundodosfilosofos.com.br/platao.htm

A Moral Asc�tica de Plat�o - http://andregualtieri.jusbrasil.com.br/artigos/121938503/a-moral-ascetica-platonica

Ler obras espirituais nos faz evoluir espiritualmente.

Leia nossos textos para sua evolu��o espiritual, eles s�o espirituais, ou uma sugest�o de luz: leia um texto nosso semanalmente.

Conhe�a o texto: Como Evoluir Espiritualmente.

Voltar a Pagina Inicial                      �ndices de Textos                      Livro de Visitas