Budismo – Como Diminuir a Carência

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

Segundo o Budismo, a quando somos carentes pensamos em somente receber carinho e atenção dos outros, e esquecemos de também sermos carinhos e pensarmos nos outros, isso não é uma característica que pessoas egoístas, mas é o que a carência causa, e isso dá muitos problemas de relacionamento.

Temos que viver uma igualdade entre nós e os outros, e não pensar somente na gente, mas saber dividir, e isso até mesmo se formos Budas.

O Buda não tem que somente dar amor, mas receber também, pois ele não é imune a se sentir carente.

É uma característica humana precisar de atenção e carinho, e um iluminado é alguém que ama muito e que também tem precisa receber amor, mesmo ele dando demais, e se preocupando demais com o outro.

O problema da pessoa carente é que ela somente deseja a atenção e o carinho, mas não dá aos outros, e as pessoas geralmente não disso, e quando estamos em um relacionamento dessa maneira, em que desejamos somente receber, precisamos identificar isso e mudar a forma de agir, pois assim podemos perder amigos e namoros.

Devemos sempre estar buscando nos ver, seguir um caminho de autoconhecimento, e assim podermos detectar o que estamos fazendo que não é bom para a gente e aos outros.

O Budismo tem duas soluções para o problema da carência, que é renunciarmos ao sofrimento, pois estar carente é uma forma de sofrer, e os carentes não percebem isso.

Outra coisa que podemos fazer para acabar com a carência é desenvolvermos a mente de Bodhichita, que é buscar a iluminação para ajudar os outros seres, pois quando nos tornamos Budas, o que acontece é que temos muito amor para dar, e assim colocando isso em pratica podemos ajudar muito as pessoas.

Ser um iluminado e renunciar o sofrimento, isso traz generosidade.

O Budismo enumera quatro tipos de generosidade, e que colocando elas pratica podemos nos libertar das carências.

A primeira dessa generosidade é poder dar coisas materiais as pessoas, que pode ser comida roupa, dinheiro ou qualquer coisa que o outro necessite dentro de seus problemas, mas cuidado com pessoas aproveitadoras.

Ao darmos coisas materiais temos que fazer de forma apropriada, sem desejar nada em troca e sempre de maneira respeitosa.

A segunda generosidade é dar conselhos e ensinamentos.

A terceira forma de sermos generosos é dar proteção contra o medo, e podemos fazer isso tanto com pessoas, como também com animais.

Porém ao oferecermos ajuda, é importante sabermos se o outro a deseja, então podemos perguntar se podemos ajudar.

A quarta forma de ajudar os outros é oferecer amor, que é nada mais, nada menos do que desejar o bem aos outros.

Então, tente fazer isso verdadeiramente, desejar bem a todos, aonde você ir, não precisa demonstrar, pois isso pode ser uma forma de oferecer algo apenas para receber depois, e esse pode ser um pensamento carente, se o que desejamos é carinho e atenção.

A pratica do amor e desejar o bem aos outros, você pode afirmar isso em pensamento quando ver tanto as pessoas que você gosta, como as que não gosta, pois isso pode ser transformador.

Todos os  nossos textos podem ser reproduzidos.

Convidamos você para conhecer nosso site, se desejar, trabalhamos para sua evolução, e é nossa alegria a sua visita e leitura.

Recomendamos para quem busca a iluminação: Praticas e Treinamentos para Atingir o Nirvana.

Recomendamos as seções: Realidade Espiritual e EnergéticaTextos para se IluminarNirvanaMandalas e Meditação.

RECEBA NOSSOS TEXTOS NO: