As Duas Práticas - Budismo Terra Pura
Para garantir o renascimento [na Terra Pura do
Amitabha], deveríamos aperfeiçoar duas práticas — [1] abandonar as três
coisas que atrasam a iluminação e [2] permanecer nas três coisas que
adiantam a iluminação.
[1] Quais são as três coisas que atrasam a
iluminação?
[1.1] Primeira, a mente que procura a sua própria
paz e felicidade, o apego ao ego e o agarramento aos nossos próprios corpos.
O praticante deveria seguir o caminho da sabedoria e deixar todos esses
pensamentos bem para trás.
[1.2] Segunda, a mente que abandona e falha em
regatar os seres sencientes do sofrimento. O praticante deveria seguir o
caminho da compaixão e deixar todos esses pensamentos bem para trás.
[1.3] Terceira, a mente que busca exclusivamente
respeito e oferendas, sem procurar modos de beneficiar os seres sencientes e
de os levar para a paz e felicidade. O praticante deveria seguir o caminho
dos expediente e deixar todos esses pensamentos bem para trás.
[2]
Uma vez que tenha abandonado estas três máculas, o praticante obterá as três
coisas que adiantam a iluminação. Elas são:
[2.1] Primeira, a "mente
pura imaculada" de não procurar felicidade pessoa. Isto é, a iluminação é o
estado de pureza imaculada. Se procurarmos prazer pessoal, o corpo e a mente
estarão maculados e obstruirão o caminho da iluminação. Portanto, a mente
pura imaculada é chamada de consoante com a iluminação.
[2.2]
Segunda, a "mente pura em paz", resgatando todos os seres sencientes do
sofrimento. Isto porque a iluminação é a mente pura imaculada que fornece
paz e felicidade a todos os seres sencientes. Se não estivermos resgatando
os seres sencientes e os ajudando a escapar dos sofrimentos do nascimento e
da morte, iremos contra o caminho da iluminação. Portanto, uma mente focada
em salvar os outros, levando-lhes paz e felicidade, é chamada de consoante
com a iluminação.
[2.3] Terceira, a "mente pura extática", procurando
ajudar os seres sencientes a atingir o grande nirvana. Como o grande nirvana
é o reino extático último e eterno, se não ajudarmos os seres sencientes a
atingi-lo, obstruiremos o caminho da iluminação. Portanto, a mente que
procura ajudar os seres sencientes a atingir o êxtase eterno é chamada de
consoante com a iluminação.
Como podemos abandonar as coisas que
atrasam a iluminação e permanecer nas coisas que adiantam a iluminação? É
precisamente procurando o renascimento na Terra Pura ocidental, permanecendo
constantemente próximos dos buddhas e cultivando o Dharma até que o insight
do não-nascimento seja alcançado. Nesse ponto, poderemos navegar à vontade
no bote dos grandes votos, entrar no oceano do nascimento e da morte, e
resgatar os seres sencientes com sabedoria e compaixão, "adaptando-se às
condições mas fundamentalmente imutáveis", livres e desimpedidos.
Chih I e T'ien Ju. Pure Land Buddhism: Dialogues
with Ancient Masters. Traduzido e comentado por Thích Thiền Tâm. New York: Sutra Translation Commitee of The United States and Canada, 1992. Pág.
34-35.
A
Mandala ao lado é do Buda Amitaba e serve para autoconhecimento, para fazer
a praticom ela clique nela e veja a forma correta de fazer o exercicio
corretamente.
Ler obras espirituais nos faz evoluir espiritualmente.
Leia nossos textos para sua evolução
espiritual, eles são espirituais, ou
uma sugestão de luz: leia um texto nosso semanalmente.
Conheça o texto:
Como Evoluir Espiritualmente.