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O Zen da Terra Pura Em resposta à carta de Hsieh Ch'ing-lien de
Chiang-hsi Na escola Zen, o trabalho mais crucial no
desenvolvimento da iluminação é manter a atenção sobre um kôan. As pessoas
que praticam o buddhismo da Terra Pura tomam a recitação de Buddha como o
seu kôan [contemplando a questão, "Quem é aquele que recita o nome de
Buddha?"]. Você não será capaz de estar de acordo com os métodos sutis se a
sua mente estiver crua e se sua energia não estiver focalizada. Você deve
mergulhar na reflexão [sobre o kôan]. Quando seu esforço chegar ao pico e
seu momentum tiver exaurido, então haverá uma mensagem [comunicando a
iluminação] a partir do solo causal.
Em resposta à carta de Tung Hsün-yang Tsung-po
de Hu-chou A mente é basicamente não-nascida; ela nasce
quando as condições causais se juntam. A mente basicamente não morre; ela
morre quando as condições causais se dispersam. Parece haver nascimento e
morte, mas fundamentalmente não há ir nem vir. Se puder entender isto, então
você estará em paz através do nascimento e da morte — sempre calmo, sempre
consciente. Se ainda não puder [entender isto], então você deve abandonar
totalmente sua existência pessoal, recitar continuamente a frase Buddha
Amitabha e procurar renascimento na Terra Pura. Mesmo se as condições
causais [para a sua existência] ainda não tiverem terminado e se a sua vida
ainda não tiver terminado, recitar o nome de Buddha de novo e de novo é
muito benéfico. Um antigo disse: "O método da recitação do nome de Buddha é
a vida eterna dos imortais dourados [deuses taoístas]".
No Sutra Contemplando o Samadhi do Buddha,
em um verso o bodhisattva Manjushri diz: "Faço o voto de quando, quando
minha estiver terminando, removerei todas as barreiras, verei o Buddha
Amitabha face a face e irei nascer na terra da paz e do êxtase". No capítulo sobre votos do Avatamsaka Sutra,
o bodhisattva Samantabhadra diz em um verso: "Faço o voto de quando, quando
minha estiver terminando, removerei todas as barreiras, verei o Buddha
Amitabha face a face e irei nascer na terra da paz e do êxtase". No Tratado Despertando a Fé, o bodhisattva
Ashvagosha ensinou que o método mais excelente é se concentrar na recitação
do nome de Buddha e assim atingir o nascimento na Terra Pura, a partir do
qual nunca há qualquer regressão. No Lankavatara Sutra, o Buddha diz ao
[bodhisattva] Grande Sabedoria: "O monge Grande Virtude, aqui chamado
Nagarjuna, tendo atingido o primeiro estágio [dos bodhisattvas, chamado]
Alegria, nascerá na terra da paz e êxtase." Aqui citei brevemente quatro grandes
bodhisattvas. Outros casos de bodhisattvas cultivando a Terra Pura são
muitos numerosos para serem registrados.
O mestre do Dharma Hui-yüan de Lu-shan [fundador
do buddhismo da Terra Pura na China] despertou para o significado profundo
da grande sabedoria transcendente e foi chamado Bodhisattva que Protege o
Dharma no Leste. Ele recitou o nome do Buddha, viu uma imagem do Buddha e
foi nascer na Terra Pura. O grande professor Chih-i de T'ien-t'ai despertou
subitamente para o Sutra do Lótus. Ele ensinou contemplação e se
tornou o grande professor ancestral da escola [T'ien-t'ai] por muitas
gerações. Ele se voltou para o Oeste, elucidou os dez tipos de dúvidas
[sobre a Terra Pura em seu tratado Ching-t'u Shih-lun], escreveu um
comentário sobre as dezesseis contemplações [do Buddha Amitabha] e discutiu
totalmente a Terra Pura. O grande professor Pai-chang [da escola Ch'an],
que era o herdeiro legítimo a quem Ma-tsu transmitiu o caminho, e a quem
todas as comunidades Ch'an na China tomam como sua fonte, rezava pelos
monges doentes e conduzia funerais pelos monges mortos, de modo que eles
pudessem retornar à Terra Pura. O professor nacional Ch'ing-liang, que sucedeu a
posição de patriarca da escola Hua-yen e que foi aclamado como uma
encarnação de Manjushri, ensinou que Amitabha é [uma forma do Buddha
iluminador universal] Vairochana. Ele também escreveu um comentário sobre o
Sutra da Contemplação de Amitabha e propagou amplamente as técnicas
da Terra Pura. O professor Ch'an Yen-shou de Yung-ming atingiu
eloqüência não-obstruída [como é visto em sua enciclopédica obra Espelho
Fonte]. Ele foi um pilar da escola Zen e praticou [a meditação do mestre
Lin-chi baseada em] "quatro escolhas". Ele sempre exaltou a Terra Pura e
nasceu lá entre a classe mais elevada. O professor Ch'an Ssu-hsin Hsin foi o sucessor de
Huang-lung quando a influência de sua escola estava em total florescimento.
Porém, ele era muito perspicaz na prática da Terra Pura e escreveu um
tratado pedido que as pessoas recitassem o nome de Buddha para permitir que
a fé surgisse neles. O professor Ch'an Chen-hsieh Liao sucedeu o
mestre Ch'un de Tan-hsian na escola Ts'ao-tung. Quando se tornou muito bem
conhecido, ele saiu da reclusão para ajudar a restaurar [a escola que estava
em] declínio. Ele se concentrou sobre a Terra Pura e escreveu uma coleção
sobre a Terra Pura que circulou amplamente no mundo. O mestre Ch'an Tz'u-shou Shen sintetizou os cinco
ensinamentos em um verso em [seu trabalho] Histórias das Virtuosas
Mulheres da Grande Terra. Ele disse que o método mais rápido e direto
para cultivar a prática é a Terra Pura. Ele estabeleceu um centro de
ensinamento da Terra Pura e encorajou seriamente sua congregação [para
recitar o nome de Buddha]. O mestre Ch'an Yüan-chao Pen continuou o caminho
de T'ien-i e estendeu a escola de Hsüeh-tou. O trovão de seu ensinamento
sacudiu a terra e ele foi professor e modelo para duas dinastias. Ele
praticou a Terra Pura junto com o Ch'an. O mestre Ch'an Chung-feng Pen recebeu o Dharma do
velho Kao-feng. Seus alunos olhavam para ele como a figura central [da
escola Ch'an] da época. Ele disse: "O Zen é o Zen da Terra Pura. A Terra
Pura é a Terra Pura do Zen". Chung-feng compôs um conjunto de cem poemas
chamado Pensamentos sobre a Terra Pura para encorajar as pessoas a
recitar o nome de Buddha. Os anteriores foram dez veneráveis adeptos [do
Zen que advogaram a prática da Terra Pura]. Outros adeptos Zen, mestres do
Dharma e mestre do Vinaya que cultivaram a Terra Pura são muito numerosos
para se registrar. O Sutra de Amitabha [o Sukhavati-vyuha
Sutra curto], o Sutra da Vida Infinita [o Sukhavati-vyuha
Sutra longo], o Sutra das Dezesseis Contemplações [ou
Amitayur-dhyana Sutra], o Sutra do Rei da Voz de Tambor, o
Tratado sobre o Nascimento na Terra Pura — estes são os sutras e
tratados que se concentram em expor a Terra Pura. Outros sutras e tratados
que contêm alguma menção à Terra Pura são muito numerosos para notar... Espero que vocês investiguem cada uma dessas
pessoas, leiam suas palavras e considerem suas idéias. Espero que isto
coloque um fim às suas dúvidas e lhes dê uma intenção definitiva [para
recitar o nome de Buddha]. Isto seria muito
afortunado!
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