Cinco Formas de Nos Autoconhecermos de Acordo com a Psicologia Social

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

O Psicólogo Social Jonathon D. Brow enumera 5 formas de nos autoconhecermos, que são:

 

1-Consultar o Mundo Físico

 

Ao tentarmos nos ver podemos entender que para nós mesmos o que somos por dentro não é tão obvio de se perceber, pois nosso mundo interno não pode ser medido como as coisas físicas o são, como nosso peso em uma balança, ou nosso altura com uma fita métrica.

Para sabermos quem somos podemos usar como medida os outros, mas não devemos fazer isso importando em sermos superiores ou inferiores aos outros.

 

2-Compração Social

 

Quando buscamos nos ver, para saber como estamos nos saindo precisamos nos comparar como as outras pessoas que estão em situação semelhante, e essa é a teoria da Comparação Social.

Porém não podemos nos comprar com pessoas com muito mais vantagem ou desvantagem que nós, pois assim não será uma comparação justa.

Pessoas que estejam em situação melhor, isso se chama de processo de comparação dirigida para cima, e as que estão em situação pior, são as comparações dirigidas abaixo.

Esses dois tipos de comparação acontecem, não quando buscamos o autoconhecimento, mas sim quando buscamos nos motivar ou sentir melhor que o outro, o que não é recomendado.

 

3-Avaliações Refletidas

 

Muitas vezes a forma como enxergamos os outros, é a forma como somos, como um espelho que reflete a nós mesmos.

Para a Psicologia não é nos afastando do mundo e meditando em uma montanha que nos conhecemos, mas sim quando nos relacionamos com os outros, pois é assim que podemos ver quem somos.

A forma como os relacionamos com os outros também modela quem somos, imitamos sem perceber as pessoas com quem convivemos, e imitamos conscientemente quem ou o tipo de comportamento que gostamos.

Também nos preocupamos com o que as pessoas que estimamos pensam, e isso nos muda, deixando de termos comportamentos dos quais os outros reprovam.

Uma maneira de tentamos nos conhecer é refletirmos a forma como incorporamos as criticas que ouvimos. Como você age a esse respeito?

Esssa é uma pergunta muito importante e que pode realmente nos levar ao autoconhecimento, isso se formos sinceros e nos esforçarmos por enxergar.

 

4-Instrospecção

 

O que importa é o que está dentro.

Para olharmos dentro de nós mesmos, também com muita sinceridade e honestidade, vendo sentimentos e pensamentos, motivos, desejos e vontades, podemos nos autoconhecer também.

Em determinadas situações podemos pensar:

Como você é quando lida com essa situação? O que pensa nessa situação? O que sente? Como se comporta? Como gostaria de se sair e porque?

Podemos fazer sempre um exame de pensamentos e sempre em determinadas situação e aprendermos com elas.

 

5-Autopercepção

Introspeção e autoperscepção não são sempre a mesma coisa, existindo diferença entre elas, como uma pessoa que enxerga nosso comportamento de fora, mas só vendo por dentro podemos saber o que nos levou a determinada forma de agir.

Autopercepção e saber enxergar o que fazemos por fora e o que somos por dentro.

Nós não temos consciência nornamlmente da maioria das coisas que fazmos, pois nossos comportamentos e sintomas tem origem inconsciente, ou seja, não é claro os motivos de como e porque agimos, mas sempre podemos nos observar, nos questionar, nos voltar para dentro e tentar explicar nossos comportamentos, mas não dando desculpas a ele, ou nos incriminando, mas sim fazendo força para realmente vermos, assim termos mais contatos com nosso inconsciente, penetrando nas razões que estão ocultas de nosso comportamento.

Todos os  nossos textos podem ser reproduzidos.

Convidamos você para conhecer nosso site, se desejar, trabalhamos para sua evolução, e é nossa alegria a sua visita e leitura.

Recomendamos para quem busca a iluminação: Praticas e Treinamentos para Atingir o Nirvana.

Recomendamos as seções: Realidade Espiritual e EnergéticaTextos para se IluminarNirvanaMandalas e Meditação.

RECEBA NOSSOS TEXTOS NO: