Culpa, Amor, Felicidade, Compreensão e Perdão a si e aos Outros
Por: Ryath (Inspirado por Marcelinho e S. L. P.)
Quando uma pessoa acusa o outro de ser culpado de algo, essa culpa não está no outro, mas sim na pessoa que culpa.
Portanto o outro pode não comungar desse sentimento, ele estando certo ou errado, ou se achando certo ou errado.
Pois existe o que é, o fato concreto, mas também existe a interpretação da realidade que os outros fazem, estando eles certos ou errados.
Na Psicologia, na Psicanálise, existe um mecanismo de defesa do psiquismo, que para não se sentir culpado, você projeta a culpa no outro.
Então você está com um problema, e joga ele nas costas dos outros, e para essa injustiça não acontecer, é importante os envolvidos obterem o autoconhecimento, pois quando fazemos isso, vamos percebendo a nós mesmos na realidade, não na ilusão.
A iluminação, que é um processo onde se obtém muito autoconhecimento, os orientais a chamam de despertar das ilusões.
Então se estamos jogando a culpa no outro, quando nos sentimos os culpados pelas ações, é perceber isso, e então mudar e ser mais justo, e encarar a gente e a realidade como ela é, com as coisas que fazemos, mas com compreensão, sem pensarmos mal de nós mesmos pelos erros que cometemos.
Pois todo mundo tem suas ilusões, e você não foge à regra, então é algo comum.
O que é muito positivo, bom e motivo de nos valorizarmos por isso, é buscarmos o autoconhecimento, pois pouca gente o busca, ou por não conhecer o que é isso, ou por desinteresse, mesmo conhecendo.
As pessoas ruins não buscam o autoconhecimento, mas as boas, muitas vezes sim, e isso é muito bom.
Aqui no site temos muitas práticas espirituais para obtermos o autoconhecimento, veja na nossa seção de práticas, onde destacamos o trabalho com mandalas, que é muito grande, e o com cristais ou pedras, pelo comodismo, pois basta apenas ficarmos segurando a pedra quando estamos assistindo TV, ou conversando com alguém pelo celular. É realmente muito cômodo.
Mas voltando a falar de culpa, a maneira de acabarmos com ela, é perdoando os outros, a nós mesmos e enxergar as situações, sabemos que todo mundo é passível de erro, assim entramos na auto compreensão e não precisamos ficar pensando ou falando mal da gente mesmo.
A culpa causa sofrimentos muito grandes, por isso temos que nos perdoar, perdoar aos outros e sermos compreensivos com nós mesmos.
As pessoas muitas vezes têm a mentalidade que devem se culpar e sofrer por algo, que muitas vezes é bobagem, as vezes são coisas muito bobas, mas somos tão duros com nós mesmos que nos culpamos.
Nessas situações você já tentou ser compreensivo e não achar ruim com você mesmo o que fez?
Compreensão consigo e com os outros, perdão consigo e com os outros.
Nossa mente, mente continuamente, e muitas vezes sofremos por causa dela, desnecessariamente.
Se de um lado temos a mente, que mente, temos o coração que é fonte de toda a verdade, e que por isso é muito sábio.
O que precisamos é aprender a escutar o coração, e é certo que ele busca o melhor para todos, por isso busca o perdão, a compreensão, que é sabedoria, e o amor pela gente e pelo outro.
Muitas vezes a sociedade cobra que amemos somente aos outros, e que não devemos nos importar com a gente, o que é uma ação que não é saudável.
Quando a gente se ama, os outros também amam a gente, e o coração quer isso, muitas vezes ele não aguenta mais a falta de autoestima, autoamor e autovalorização, que são coisas da mente são, e são espiritualidade também, pois é uma postura construtiva com nós mesmos e com os outros, pois a realidade de nosso Deus é amor, amor, amor, amor... infinitamente amor.
Seja construtivo com você mesmo e com os outros, pois a melhor das qualidades divinas é o amor, que nos deixa tão felizes, pois são os sentimentos agradáveis, que muitas vezes as pessoas não sabem que são eles.
Para termos esse grande amor constante, é importante ou atingirmos o Nirvana, ou nos completarmos com outra pessoa, onde sentimos sentimentos muito bons por ela.
Estamos aqui para aprender a amar, casa vez mais e mais, e aí então sermos felizes.
Quando achamos que devemos ter culpa, ou culpar ao outro, isso não é amor, por isso é importante o perdão, ele apaga com uma borracha a culpa.
Nem sempre é fácil encarar a si mesmo, mas é uma das melhores coisas que podemos fazer conosco.
Engaje-se na ideia de ser construtivo consigo mesmo, e faça o que ensinamos aqui nesse site.
O amor não é vaidade ou orgulho.
Amor nunca é ego.
Deus não te fez para sofrer, mas sim para encontrar a felicidade.
Culpa é dor, é sofrimento.
Você deseja sofrer?
Provocar sofrimento a si mesmo não traz evolução espiritual, ao contrário do que muita gente pensa.
Deus nos fez para sermos felizes, mas temos que encontrar essa felicidade, encontrando uma forma grande de amor.
Iluminação é muito amor, por isso gera grande felicidade, e por isso as pessoas que o buscam, o fazem para ser muito felizes, e a iluminação é possível, veja aqui no site como se iluminar.
E que tu encontre a felicidade, e se perdoe.
Iluminação é quando descobrimos que a vida é boa.
E bom é o amor, que é cheio de bondade e felicidade.
Mesmo diante das adversidades, podemos ser felizes, basta a maneira como encaramos elas e enxergamos ela e o mundo.
Se permita ser feliz, não jogue a felicidade no lixo, é um presente bom demais.
Fique com luz
Ser de luz
Alguns Destaques:
Ensinamentos em Vídeos
Receba nosso contéudo no seu Facebook