Falar sobre o Ego sem Saber o que Ele é

Por: Ryath (Inspirado por Senhor da Luz Prateada)

É engraçado, mas a gente fala tanto em ego, sem saber o que é isso.
Muito se fala de ego no Budismo, mas alguém consegue defini-lo?
Certa vez um monge que faz vídeos na internet, disse que ele não é obrigado a ser o que é o ego, pois ele não é Psicológo.
Como falar de uma coisa que a pessoa não entende?

 


O ego para quem lê sobre Budismo, ou até mesmo outras crenças, são, como falam, restrições do que não devemos fazer.
E o que os religiosos entendem sobre o ego é isso? Restrições.
O ego é equivalente a muitos pecados no Cristianismo.
Porém nem tudo que é pecado é o ego, e nem tudo o que é o ego, é o pecado.
O ego é inveja, cobiça, vaidade, orgulho, soberba, indiferença, frieza, vontade de se destacar perante os outros, vontade de ser melhor do que eles, é traição e desconsideração pelos outros.
O conceito de pecados, principalmente os capitais, são uma forma de não aderirmos ao ego, de saber que são coisas que devemos evitar, e se fizermos isso com humildade e simplicidade, aí evoluímos espiritualmente.
Isso que estamos abordando sobre o ego, é a noção religiosa dele, mas a noção psicológica é muito, muito, muito mais ampla.
Na confiança da religião podemos falar coisas sobre o ego, mas sem conhece-lo direito dica muito fácil errar ao falar dele.
É importante estudarmos sobre o ego, tanto na Psicologia, como na religião. E no início parece que o que se fala sobre ele nessas duas instancias do conhecimento humano, parece que não é o mesmo conceito, mas é.
Trabalhamos espiritualmente para perdermos a influência do ego em nossa vida, assim teremos uma vida sagrada ou santificada, o que não significa que é ficar sem sexo, ou diversão, que pode ser filmes, séries, desenhos, dar risada, estar com amigos e etc.
Muita gente acha que uma pessoa autoritária e sem humor é elevada, mas não, pois isso não é nada positivo, e positividade é que é elevado.
Quando as pessoas estão com o humor desequilibrado, e for em um psiquiatra, ele dá remédio para ela ficar com o humor melhor, pois é importantíssimo para ficarmos bem e felizes.
A gente treina espiritualmente para agirmos sem o ego, sem nos acharmos melhores do que ninguém, sem nos ver como superior aos outros, e muita gente inventa coisas em sua mente para se convencer de que é melhor do que o outro, e isso pode muito facilmente fazer a pessoa entrar na arrogância.
A arrogância é um fator do ego.
A humildade e simplicidade são do coração, que é onde nossa alma e Deus se manifestam.
Muitas pessoas condenam os outros e seus egos, e não percebe que está agindo por arrogância, ou seja, está exigindo do outro uma coisa que faz igual ou pior do que ele.
Para evoluirmos bem espiritualmente, é importante nos desapegarmos da arrogância, orgulho, vaidade, indiferença e etc.

 

Alguns Destaques: