O Budismo e a Gentileza
Por: Ryath
(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)
O Budismo é totalmente voltado para as coisas do bem, e discussões e falta de respeito com o outro são coisas mal vistas.
Buda nos aconselha a termos uma língua de mel, e tomarmos cuidado com o que falamos, se isso vai fazer bem ou mal a alguém.
No Budismo existe uma via muito importante a se seguir, que é a fala correta, uma fala que não cause sofrimento aos outros, mas sim mantermos uma comunicação que faça bem as pessoas.
Dalai Lama ensina que se não podemos fazer o bem a alguém, que pelo menos não façamos o mal, pois isso não preceitos budistas.
Na época de Buda não existia a internet, mas o fato de nos comunicarmos por outras vias que não sejam a fala, também conta como a fala correta.
É muito importante sermos gentis, não atacarmos os outros na internet, não discutirmos por motivos de que o outro pense diferente da gente, e isso é algo muito difícil, e que muitas vezes nem os budistas praticam, e não percebem não estão praticando o Budismo quando agem assim.
Na internet é muito comum o ataque aos outros, a grosseria, inclusive por motivos religiosos, por opiniões diferentes, coisas sem importância.
Muitos motivos desses ataques virtuais ocorrem por frustrações, desconto de raivas e para mostrar que sabe mais, uma forma de superioridade ao outro, o que é uma falta de humildade.
Aceitar e respeitar a opinião dos outros é a aceitação de que ele é diferente, e ninguém precisa ser igual, mas o respeito é algo indispensável.
O Budismo tem muitos ensinamentos de bondade, e ser gentil é um deles, não causar sofrimento, não fazer o outro se sentir mal.
E para praticar o bem é justamente o contrário, é fazer o outro se sentir bem, levantarmos a autoestima das pessoas, o que não significa faze-las se sentirem superiores aos outros, o que é uma coisa do ego, mas faze-las se sentir bem consigo mesmas.
Grosserias e uma língua de pimenta não significa necessariamente que o outro seja mal, mas é uma coisa que mostra um defeito psicológico, algo a se mudar, se prestar atenção nessa atitude própria, e fazer uma força muito grande para tentarmos ver porque se age dessa maneira de agir.
Quem tem uma língua de pimenta não está praticando a fala correta, ou a generosidade ou a gentileza, e muito menos está distribuindo amor ou compaixão.
Mas tentar mudar é tentar se transformar, é melhorar, é dar passos em direção a iluminação, ao auto-aperfeiçoamento.
E você, pratica a gentileza? Vai tentar mudar e se enxergar caso não pratica-la?
Tudo isso serve para seu crescimento pessoal.
Vai tentar fazer algo para mudar ou deixar para lá?
Buda ensina que quando tomamos boas escolhas nos purificamos, mas quanto tomamos as más, sofreremos as consequências.
Todos os nossos textos podem ser reproduzidos.
Convidamos você para conhecer nosso site, se desejar, trabalhamos para sua evolução, e é nossa alegria a sua visita e leitura.
Recomendamos para quem busca a iluminação: Praticas e Treinamentos para Atingir o Nirvana.
Recomendamos as seções: Realidade Espiritual e Energética, Textos para se Iluminar, Nirvana, Mandalas e Meditação.
Você também pode se interessar por:
O Vazio Interior e a Plenitude
Dualidade, Unicidade e Individualidade