O Xamanismo, o Budismo, o Karma, o Autoconhecimento e a Iluminação
Por: Ryath (Inspirado pelos Mentores Espirituais)

O Xamãns,  sacerdotes do Xamanismo, observando os ciclos da natureza, com a ajuda dos  espíritos, perceberam o ligamento entre eles e o divino, e isso é o Misticismo,  que é a expansão da consciência. 
                O Xamanismo  é uma religião mística, ou seja, que busca a expansão da consciência para além  de si mesmos, abrangendo outras vidas ou a Tudo o que existe, que é o grande  espirito.  
                O Xamanismo  pode elevar as pessoas a outras realidades e Planos de Existência, ou  dimensões. 
                O Budismo  Tibetano é uma mistura do Xamanismo local do Tibet, com os Tantras (escrituras  e práticas espirituais ritualísticas e simbólicas) e o Budismo. 
                Assim no  Budismo Tibetano existe a mediunidade, rituais esotéricos com meditação e os  ensinamentos e objetivos budistas, como o Nirvana, As Quatro Nobres Verdades, o  Nobre Caminho Ócutplo, os reinos do Samsara, o karma, a reencarnação ou  renascimento e etc. 
                O objetivo  do Budismo é o Nirvana, a Iluminação, que leva ao desprendimento do ego, um  grande autoconhecimento, e ao desligamento com diversos tipos de sofrimentos  mentais e emocionais. Tudo isso nos traz sabedoria. 
                O Xamanismo  busca a mesma coisa, o crescimento espiritual dos indivíduos, e isso tem muitos  níveis, como chegar ao grande nível de iluminação, que é o que o Budismo chama  de Nirvana, e o resultado é o mesmo que a crença budista, que é a sabedoria,  limpeza e harmonização do ser e do ambiente.
                O Xamanismo  tem uma busca interessante com suas práticas e desenvolvimento do  autoconhecimento, ele nos conscientiza do espiritual e de nossa ligação com a  natureza. 
                Para os  Xamãns, que é a crença indígena, eles ensinam muito a coragem, pois para o  índio sair da aldeia e caçar pode ser perigoso, então eles não podem ter medo. 
                Aqui no  Ocidente aprendemos muito o medo, e o Xamanismo pode nos ajudar a nos  desprender dessa característica negativa da personalidade. 
                Como  dissemos o Xamanismo desperta a sabedoria, como o Budismo, e ela nos ajuda  demais na vida.
                Sabedoria é  conhecimento sobre a realidade, pois existem muitas crenças erradas sobre a  realidade. É como o Budismo ensina, nós temos ilusões e o autoconhecimento nos  liberta delas. 
                Sendo sábios  lidamos melhor coma vida. 
                O Xamanismo  também trabalha na prevenção de distúrbios e doenças. 
                O que é  muito pouco falado, mas que existe, é que tanto o Xamanismo como o Budismo,  eles usam pedras ou cristais, dessas que encontramos nas casas esotéricas. 
                No Xamanismo  elas são aliados importantes do reino mineral para conseguirmos nosso despertar  espiritual, nossa iluminação e autoconhecimento. 
                Aqui no site  ensinamos a prática com os cristais, e recomendamos muito, pois são cômodas e  trazem resultados. 
                As pedras ou  cristais nos ligam ao reino mineral, e o Xamanismo presa muito nossa ligação  com a natureza. 
                As pedras  fazem parte da natureza, não é verdade?
                Para o  Xamanismo, o seu praticante possui uma pedra de poder que o auxilia em seu  desenvolvimento espiritual, o seu autoconhecimento. 
                Outra coisa  que o Xamanismo tem em comum com o Budismo é a meditação.
                Os  cientistas, inclusive, acreditam que a meditação surgiu com os índios, onde  eles ficavam parados imóveis como os animais, e aí foi surgindo o não pensar em  nada quanto se tem essa ação, fazendo surgir a prática da meditação. 
                Para o  Budismo a meditação é de máxima importância para atingir seu objetivo, a iluminação. 
                Na meditação  Xamanica se utiliza tambores que ativam o hemisfério direito de nosso cérebro,  que onde se consegue que a consciência nos traga respostas.
                As respostas  sobre nós mesmos, se forem descobertas por nós mesmos, é o autoconhecimento. 
                O Xamanismo  não é uma religião que tem muitos conceitos, e para elas é importante a  prática. 
                Essa também  é uma semelhança com o Zen Budismo, que surgiu em uma época que o Budismo  estava interessado só no intelectualismo. 
                Então é aí  que surge o Bodhidharma combatendo o intelectualismo, dando total importância e  ênfase a meditação para atingirmos Nirvana. 
                Quando  concertamos algo em uma crença, podem surgir outros problemas com o passar do  tempo, então hoje no Zen Budismo as pessoas meditam muito, mas se esquecem de  fazer a prática da caridade, da doação, da compaixão. 
                O Budismo  com seu caminho de iluminação, ensina a fazermos o bem e evitarmos o mau, além  da meditação e atenção plena. Muitas pessoas se esquecem disso e praticam  somente meditação, mas é importante ajudar os outros passoa iluminadores. 
                Reverendo  Genshô ensina que as pessoas praticando o Zazen, muitas avançam rápido em seus  autoconhecimentos, mas outras não, e ele atribui isso a questões karmicas,  então eis aí a importância de praticarmos o bem, ajudarmos os outros, pois  assim criamos merecimento para conseguirmos o autoconhecimento e a iluminação.
                Então  indicamos que para ter merecimento de evoluir espiritualmente, o que podemos  fazer é justamente ajudar os outros a também faze-lo.
                Aqui no site  temos muitas orientações e práticas para a evolução espiritual, mas também  existem muitas outras fontes, como religiões, sistemas alternativos,  bioenergéticos e a ciência.  
                Cada vez que  você ler ou fazer uma prática de autoconhecimento, se desejar, coloque nas  redes sociais, assim poderá estar ajudando os outros, assim como a você mesmo  criando merecimento para se iluminar.
                Ações que  ajudam os outros a se autoconhecerem só ajuda. 
Alguns Destaques:
Ensinamentos em Vídeos
Receba nosso contéudo no seu Facebook