O que é a Aceitação e Aversão? - Budismo
Por: Ryath
(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)
O Budismo nos ensina sobre a aversão, que é não aceitarmos as coisas que acontecem, e dependendo dos fatos até mesmo os Budas não aceitam, pois são seres perfeitos como se diz, pois, o progresso da consciência deles continua mesmo após o Nirvana, ou seja, ainda existem conquistas a serem feitas nos seus autoconhecimentos. Isso até mesmo o Buda ensinou.
A aversão é a não aceitação de um fato ruim, e o Budismo ensina a aceitarmos.
Frente uma situação da vida corriqueira, como um calor muito forte, o que você pensa:
Opção 1 – Que não gosta de calor, que pode cair sua pressão, que muito calor não é bom, que prefere o frio, que fica mole depois de comer ou pensa.
Opção 2 – Está calor, Ok.
Na opção dois percebemos que o ser não para pensar coisas incomodas com o que vai acontecer, assim não sofre em pensar no ruim, no que é desagradável para si.
Mas frente a situações mais desafiadoras, que podem realmente causar um sofrimento grande, como por exemplo, vou ter que fazer uma operação, frente esse pato podemos pensar:
Opção 1 – Não quero operar, tenho muito medo, não quero passar por isso, tenho medo que ocorra alguma coisa, tenho medo de sentir dor.
Opção 2 – Vou operar, Ok.
Essa situação é muito mais desafiadora, pois comumente as pessoas tem medo de operar, e esse medo é muitas vezes grande.
A aceitação nos previne de sofrermos com situações que vão ocorrer no futuro.
Se vivermos o aqui e o agora, não nos preocupando com o que pode acontecer no futuro, isso previne sofrimentos e a ansiedade. Mas é necessário muito treino para isso.
Agora existem situações muito mais desafiadoras, como por exemplo termos que lidar com situações que podem acontecer coisas muito ruins, com probabilidade alta de acontecerem, isso realmente tira a paz das pessoas.
A paz é definida para muitas pessoas como felicidade, mas ele só pode ser assim se existir amor junto, pois é estando em paz que podemos usufruir dos sentimentos, que são o que é realmente o que nos deixa bem.
Mas o ideal é estarmos felizes mesmo em situações adversas, então para isso precisamos de amor, mas também de aceitação ou de viver o presente.
O treinamento do Budismo envolve pensarmos nas coisas ruins que podem acontecer, mas que para essas situações vivemos o presente e temos aceitação, para não sofrermos, para que em situações futuras onde aparecerem coisas que possam trazer perturbações, nós não nos envolvermos por elas.
Às vezes é muito difícil, mas o treinamento é esse.
Aceitação é aceitar as situações, e aversão é não desejar que ocorra o ruim.
Todos os nossos textos podem ser reproduzidos.
Convidamos você para conhecer nosso site, se desejar, trabalhamos para sua evolução, e é nossa alegria a sua visita e leitura.
Recomendamos para quem busca a iluminação: Praticas e Treinamentos para Atingir o Nirvana.
Recomendamos as seções: Realidade Espiritual e Energética, Textos para se Iluminar, Nirvana, Mandalas e Meditação.
TAMBÉM ESTAMOS NO: