O que é a Arrogância e como Transformá-la?

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

A arrogância é quando a pessoa acha superior as outras, e as pessoas se acham assim pelos motivos mais diversos possíveis, de acordo com o que valorizam na vida.

Em uma família que valoriza muitos médicos, uma pessoa que se torna um doutor da saúde pode se achar melhor do que os outros que não são médicos, ou alguém que é de uma família de policiais, se acha superior por ser um agente da lei.

Existem os que se acham melhores por valores não familiares, mas que desenvolveu na vida, seja ele alguém que admire artistas na TV, seja um que tem um gosto pessoal enraizado na alma por religião, tem também os que valorizam o esporte e até mesmo a espiritualidade.

Fora o fator valor pessoal, o que faz com que alguém se ache melhor do que os outros, é porque teve vivencias pessoais que fazem buscar uma vida com o ego superestimado, e isso pode acontecer com pessoas de baixa-espiritualidade, como os de alta.

Muitas pessoas que buscam supervalorizar o ego em suas vidas, é porque justamente tentam compensar sentimentos de inferioridade, que foram diminuídas pelos outros.

Pessoas que buscam supervalorizar seus egos porque no fundo, em seus interiores, tem um grande complexo de inferioridade, mas não é algo consciente, é uma coisa que a pessoa não percebe que faz, é um desconhecimento de si mesmo.

Muitas coisas negativas se manifestam em nossa consciência, elas fazem isso justamente porque não temos consciência, pois a consciência traz a virtude, que vem com a evolução espiritual, então a virtude é justamente a simplicidade e humildade, que são o oposto ao ego inflado, a arrogância, a superioridade sobre os outros.

Ter valores pessoais é imprescindível para sermos saudáveis, não é essa a causa da arrogância, a causa é o ego.

A consciência em sabermos quem somos, saber nossos valores, isso é uma autoconsciência saudável, e que não estimula o ego.

O ego é estimulado pelo egoísmo (no caso de pessoas ruins) ou por faltas interiores, como no caso da arrogância, a falta de autovalorização causada por um trauma de sermos inferiorizados, que pode ocorrer por causa da nossa família, dos amigos na escola, do nosso par romântico ou de qualquer pessoa que nos faça sentir mal conosco mesmo.

É importante saber o valor que temos, e isso também vem do autoconhecimento, mas sem querermos ser melhores do que ninguém, sem nos importarmos com isso, e para isso é imprescindível não fazermos comparações nunca.

A humildade pode ser aprendida, em uma educação saudável, mas também é imprescindível trazermos a consciência as causas de nossos orgulhos, vaidades e arrogância.

Nos comprarmos aos outros, buscarmos estarmos em destaque, isso não deve ser importante nunca, e é isso que é importante trabalharmos internamente.

Tudo o que é psicológico, o autoconhecimento cura, nos faz viver melhor conosco mesmos.

Busque se valorizar sempre, sem nunca querer ser melhor do que ninguém, assim como busque o autoconhecimento sempre, para sempre tomar consciência das coisas que são importantes.

Fiquem com luz

Seres de luz

Namastê

Todos os  nossos textos podem ser reproduzidos.

Convidamos você para conhecer nosso site, se desejar, trabalhamos para sua evolução, e é nossa alegria a sua visita e leitura.

Recomendamos para quem busca a iluminação: Praticas e Treinamentos para Atingir o Nirvana.

Recomendamos as seções: Realidade Espiritual e EnergéticaTextos para se IluminarNirvanaMandalas e Meditação.

 

 

Você também pode se interessar por: