O que é o Parinirvana?

Por: Ryath (Inspirado por Senhor da Luz Prateada)

Antes de explicarmos o Parinirvana, temos que explicar o Nirvana.
O Nirvana é o objetivo do Budismo, e de outras religiões também, mas com uma linguagem diferente, como a santidade dos católicos, a ascensão dos espiritualistas, os iluminados em um termo mais geral.
O Nirvana é quando o ser alcança um estado de grande consciência e amor, e fica muito bem, se dedica e doa demais aos outros, o que é algo muito bonito.

 


O Nirvana é um estado de amor muito grande.
Nossos irmãos espiritas ensinam que estamos aqui neste mundo para aprender a amar, e o que acontece no Nirvana é isso, temos um amor muito grande, inclusive pela humanidade, isso torna a pessoa muito generosa e bondosa, desejando o bem e a felicidade de todos, e nos dedicando muito a isso.

 


O Budismo se dedica ao fim de insatisfações e sofrimentos possíveis.
O caminho para o Nirvana é o autoconhecimento, que no Budismo estão as técnicas do Nobre Caminho Óctuplo, que é o caminho budista para um ser atingir a iluminação.
O Budismo, assim como outras religiões acreditam na reencarnação, e como ensinam os irmãos espiritas, quem se ilumina aprendeu a amar, então não precisa mais voltar a esse mundo que vivemos, que tem muitas formas de sofrimento, tanto físicas, como emocionais ou mentais.

 


É ai que chegamos ao entendimento do que é o Parinirvana, que é a libertação de uma vida desse mundo em que vivemos, onde a pessoa não precisa mais voltar aqui, pois já aprendeu o que tinha que aprender.

 


É como Buda, que morreu e não tem mais uma necessidade própria de voltar a esse mundo, mas pode voltar para ajudar os outros, fazer o bem, e não precisa ser algo grande, pois um iluminado é dotado de simplicidade e humildade.

 


Muitas pessoas acham que os iluminados tem que fazer coisas muito grandes, mais não necessariamente, uma pessoa iluminada pode voltar para ajudar poucas pessoas, mas é tudo doação, amor, generosidade, dedicação e também humildade e simplicidade.
O Parinirvana é isso: é o fim de um ciclo, uma vitória de nossa essência, que é o que tem vida em nós.
Existe um Sutra do Budismo que se chama: Parinirvana Sutra, que nos conta como é a morte do Buda, um discurso que ele fez antes de morrer, sofrendo, mas se importando com seus aprendizes, dando as ultimas instruções para ajuda-los, pedindo para que sigam o caminho do bem e não façam o mal, que continuem praticando para atingir o Nirvana.
Quando um iluminado falece, ele vai para um local que o Budismo chama de Terra Pura, um local muito bom, cheio de iluminados, que é o que equivalente ao que a Umbanda e crenças esotéricas chama de Plano Mental ou Plano Celestial.
O Plano Celestial tem esse nome pois é feito de matéria mental, e os pensamentos tomam forma, é muito difícil imaginarmos como é a vida nesse local.
Os seres que ainda não atingiram a iluminação e morrem, vão para o Plano Astral, que é feito de matéria emocional.
Um iluminado não terminou sua trajetória, pois ainda tem que atingir o Plano Búdico e Átimico, mas ainda, segundo a minha religião, a Umbanda, é o autoconhecimento continua nesse último Plano, pois o autoconhecimento é eterno.

 

Alguns Destaques: