Os Deuses do Egito e o Deus Amon

Por: Ryath (Inspirado por Ryapsyaro)

Os Deuses Egípcios estão ligados a natureza, e na Umbanda os Orixás também estão ligados a natureza.
Cara Orixá tem seu reino na natureza, por exemplo, Oiá ou Logunã está na energia da chuva, Oxóssi está nas matas, Oxum no reino mineral e etc.
Cada Deus Egípcio corresponde a um Orixá, existe um sincretismo entre as deidades da Umbanda e os Deuses Egípcios, pois são as mesmas divindades, mas com nomes, humanizações e mitologias diferentes, que são formas de representação feitas de acordo com cada civilização ou religião.
As deidades cultuadas por diferentes culturas, são as mesmas, apenas o tipo de simbologia é diferente, pois as crenças sempre foram passadas através de representações, que não permitem que pessoas más intencionadas tenham o conhecimento espiritual.
Na Psicologia também, ela é ensinada através de uma linguagem que leigos não entendem, assim pessoas más intencionadas não podem aprender e usar esse conhecimento para o mal, pelo menos foi assim no início do ano 2000 em quando fiz o curso.

 


Existem mais ou menos 1500 deidades no Egito Antigo.
No Egito havia uma certa hierarquia entre os Deuses, onde os que criavam eram visto acima dos que os que não criavam, e Amon ou Amon-Rá foi a deidade geradoras.
Amon-Rá era o Deus que se sentava no topo do panteão Egípcio, e é visto com uma deidade de muito poder, e fazia parte das oito divindades mais importantes.

 

Mandala de Amon para Atingir o Nirvana através de Lei de Atração


Amon criou o mundo, o gerou no vazio onde não existia nada.
Amon é representado como um homem alto, muitas vezes de pele azul, uma barba igual à dos faraós e usa duas plumas altas na cabeça, e suas mãos seguram o cedro (que representava domínio e poder) e o antro (representa a vida).
Também existiram outras representações dele, como um ganso que põe o ovo, pois Amon pois o ovo que criou o mundo.
Na Bíblia se diz que na criação divina, a primeira coisa foi o verbo, e com o verbo Deus fez criou o mundo.
Os gansos gritam muito, e por isso Amon foi conhecido como o gritador.
O primeiro som foi esse grito.
Amon também foi representado como uma cobra com cabeça de carneiro, que é uma figura estranha até mesmo para nós que estamos acostumamos a ver animais misturados em filmes, como no Harry Potter e no Star Wars.
Amon também foi representado como uma esfinge em forma de carneiro, o que o conectou com a fertilidade, outras ainda o mostravam como um Leão, um macaco com cabeça de sapo e muitas outras representações.
Também era um Deus enigmático do ar e do vento, onde ficava invisível e os outros não o viam.
Existem muitos templos no Egito Dedicado ao Deus Amon, como o templo de Karnac, que são vários templos juntos, que é de uma enormidade, o maior que existe em nosso planeta, pois o espiritual era muito importante para os Egípcios, que foi a sociedade durante bastante tempo, onde nasceram as almas de maior luz, por isso todo o avanço na magia que esse lugar misterioso tinha, pois era o merecimento dos que nasciam ali.
O templo de Karnac foi um dos templos dedicados a Amon que viviam junto com os templos de outras deidades.
Amon é conhecido como senhor da verdade, dos homens, criador dos animais, protetor dos pobres, das coisas como são e tinha um cajado da vida, e sua representação é um círculo solar de Rá.
Uma coisa interessante é que os gregos cultuavam também Amon, mas lá ele tinha a forma de Zeus com chifres de carneiro.
Existiu também o Oráculo de Amon.
Ryapsyaro

 

Alguns Destaques: