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Nomes Vazios
Lin-chin (Rinzai) Todos os fenômenos mundanos e transcendentes não têm uma identidade
fixa e real por si mesmos, não têm uma natureza inerente. São apenas nomes
vazios e os nomes são vazios também. Se você continuar assim, aceitando
estes nomes vazios como sendo coisas reais, estará cometendo um grande erro.
Apesar de estarem lá, são todos objetos e cenas dependentes da
transformação. Também há essa coisa de depender da iluminação, do nirvana e
da liberação, depender dos três corpos do buddha, depender da sabedoria
objetiva, depende dos bodhisattvas e buddhas. O que você está procurando das
terras dependentes de transformação? Até mesmo os ensinamentos escriturais
em múltiplas partes dos três veículos são apenas um papel velho para limpar
a sujeira. O Buddha é uma ilusão, uma aparição. Os professores ancestrais
foram apenas velhos monges. Você não nasceu de sua mãe? Se procurar pelo buddha, você é
controlado pela delusão "buddha". Se procurar pelos professores ancestrais,
você está amarrado pela delusão "professores ancestrais". Enquanto estiver
procurando, tudo isto é sofrimento. Seria melhor não ter quaisquer
preocupações. Há um tipo de monge careca que diz aos estudantes, "O Buddha é o
absoluto. Você atinge a iluminação apenas depois da realização dos
resultados de três éons imensuráveis de cultivo da prática." Boas pessoas,
se vocês pensarem que o Buddha é o absoluto, então por que ele se deitou e
morreu na idade de oitenta entre as árvores gêmeas no bosque de Kushinagara?
Onde está o Buddha hoje? É claro que ele não nasceu e morreu diferente de
nós. Você pode dizer que as trinta e duas marcas auspiciosas e as oitenta
qualidades excelentes fazem-no um buddha e que um sábio rei que gira a roda
[sânsc. chakravartin] deve ser um tathagata. Mas você deve entender
claramente que estas são apenas aparições ilusórias. O homem do passado
[chamado Fu] disse, "Os tathagatas tomam a forma corpórea a fim de estarem
de acordo com os sentimentos mundanos. Temendo que as pessoas formassem
visões niilistas, ele estabeleceu provisoriamente alguns nomes vazios,
falando temporariamente das trinta e duas marcas e das oitenta qualidades
excelentes. Estas também são palavras vazias. Se houver um corpo, ele não é
o corpo essencial da iluminação. A não-forma é a verdadeira forma." (The
Recorded Saying of Linji. Traduzido por J.C. Cleary.
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