É Fantástico o Autoconhecimento na Psicologia Junguiana ou Analítica - Individuação

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

Conceitos Básicos

 

Para a Psicologia de Jung o inconsciente é algo muito importante, e que sem ela não é possível se auto-conhecer, que é o que ele chama de individuação.

O consciente é a parte do nosso interior que estão as informações que temos consciência, mas existe também a parte, que é muito maior, que é a que existem conteúdos, mas eles não estão acessíveis a consciência, e não os conhecemos.

A tarefa do autoconhecimento ou individuação é trazer esses conteúdos que não conhecemos, que estão obscuros no inconsciente e conhecermos eles.

 

A Fantástica Consciência

 

Existem coisas dentro de nós que não conhecemos, tudo o que acontece com a gente fica guardado no inconsciente.

O nosso inconsciente deseja se tornar consciente, e é através da consciência, e somente dela é que nos auto-conhecemos.

Os mais profundos insights, eles vem das camadas mais profundas do inconsciente, e são realmente informações muito preciosas.

A mudança só vai acontecer se nos relacionarmos ao nosso inconsciente, e se tiver disposição de se tornar consciência.

 

Os Sintomas

 

Os sintomas são resultados de elementos guardados em nossa consciência com alguma intensidade, e isso dá efeitos no consciente, que pode ocorrer de diversas formas. 

Os sintomas ou somatizassões são sofrimentos que passamos, ou coisas que são de nossa alma e aparece no corpo. 

Na Psicologia Analítica é importantíssimo o questionamento do porque e para que essas coisas ocorrem, pois para Jung tudo ocorre para uma finalidade, não existem eventos ao acaso, acho que isso é como aquele conceito espiritualista, que nada ocorre por acaso, e tudo acontece para aprendermos algo.

Os sintomas são coisas que nossa alma que aparecem para nos mostrar alguma coisa, é ai que é importante o questionamento do porque ou para que isso. 

 

Se Tornando Cada Vez Mais Si Mesmo

 

Deus criou cada pessoa um ser único, do qual não existe outro igual.

Jungue também observou e acreditou que cada ser humano é único, e a individuação é se tornar, cada vez mais, um ser único, do qual não existe outro igual.

Não é o contrário que ocorre, que através do autoconhecimento nos tornamos iguais a todos, mas é sim nos tornarmos seres únicos. 

No processo de autoconhecimento nos tornamos cada vez mais nós mesmos, o que somos por dentro, e essa é uma tarefa para a vida toda, e que não tem fim.

Podemos nos iluminar, atingir o Nirvana, que ainda temos muito o que aprender sobre nós mesmos, segundo diversos Espiritualismo tudo é infinito, a obra de Deus é infinita e vamos evoluir espiritualmente para sempre, cada vez sermos mais parecidos com Criador de Tudo, mas sem chegarmos a ser como ele.

Deus é infinito, sua obra é infinita, nós somos infinitos e tudo é infinito, apenas que as coisas mudam e se tornam melhores.

É através do contato com nós mesmos e da auto-descoberta que nos tornarmos seres mais autênticos, que só a partir disso que podemos nos realizar.

 

A Transformação

 

A Cura para Jung significa transformação, e isso é um conceito importante e básico usado nos mais diversos sistemas de autoconhecimento, inclusive dentro da Psicologia.

A mudança é o próprio processo de individuação.

Individuação é se torna um ser cada vez mais único e incomparável, do qual não existe outro igual.

 

A Totalidade de Si Mesmo

 

Para Jung o Self é a totalidade de si próprio, é a totalidade de nossos os componentes internos, tanto o consciente quanto o inconsciente, quanto tudo mais o que existe de nós, tudo o que todos os teóricos da Psicologia ensinam sobre como é o ser humano, mas dentro do pensamento Junguino englobamos o toda a sua tória interna, que é a sombra, os tipos psicológicos, a anima, o animus, a persona.

No processo de autoconhecimento o Self engloba tudo o que somos, tanto o consciente quanto o inconsciente, de todas as nossas partes.

O processo de autoconhecimento nos leva a apaziguar com os opostos que vivem dentro de nós, é como no Yin e Yang do Taoísmo, que são os contrários que existem, e tudo o que existe tem o seu contrário, e o total disso é o Tao, que é tudo o que existe.

O Tao está dentro de nós.

Mas não nos tornamos tudo, mas sim a nós mesmos.

O autoconhecimento nos torna seres inteiros, de integrarmos todas as nossas partes, tanto o que temos que valorizamos e que está no nosso consciente, quanto o que não é e está no nosso inconsciente.

A individuação é lidar com todas as nossas partes da melhor maneira que for possível.

Esse é um trabalho que nunca será completo pela infinitude das coisas, mas que sempre deveremos traçar, pois é isso que nos dá sentido a vida.

Uma das coisa que dá sentido na vida é o autoconhecimento, e a outra é o amor.

O autoconhecimento aumenta o amor, que são os bons sentimentos que temos.

Todos os  nossos textos podem ser reproduzidos.

Convidamos você para conhecer nosso site, se desejar, trabalhamos para sua evolução, e é nossa alegria a sua visita e leitura.

Recomendamos as seções: Realidade Espiritual e Energética, Textos para se Iluminar, Nirvana, Mandalas e Meditação.

Você também pode se interessar por:

Pratica com Pedras para se Tornar um Iluminado

Os Venenos Mentais e a Tomada de Consciência Deles

Mudando a Vibração para ter o que Você Deseja

 

 Voltar a Pagina Inicial