É Possível que Existe Algo que Não Mude?

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

O Budismo surgiu mais ou menos há 500 anos antes de Cristo, e Buda falava da falava que tudo se transforma o tempo tudo, e a ciência tem confirmado isso.

A ciência ensina que nada se cria, tudo se transforma.

Mas nada impede que Buda possa ter errado, a época que ele nasceu é muito antiga, a ciência era muito pouco avançada, e os iluminados não são perfeitos, eles ainda tem o que avançar na consciência, o autoconhecimento continua após o despertar, isso significa que os Buda não são perfeitos, e se são assim é porque podem errar e ter defeitos.

E se um dia a ciência descobrir algo que não muda?

Dalai Lama afirma que se um dia a ciência divergir do Budismo ele fica com a ciência, pois ela é mais exata que uma crença, mas ainda assim a ciência também pode se enganar.

Um conceito que não entra no Budismo é o conceito de Deus, o Budismo nem o afirma e nem o nega, então fica muito difícil dizer se ele é Teista ou Ateísta, mas ele não é nenhum dos dois.

Isso é apenas uma suposição, não uma realidade, pois Deus está tão além de tudo que é difícil compreende-lo, mas e se ele for imutável ou tiver alguma parte de si que é imutável, será que esse conceito de criador de toda realidade, que o Budismo não fala sobre ele pode ser realmente algo que não muda, ou tenha alguma característica imutável?

Isso é apenas filosofia, não tem a intenção de desconstruir o conceito de impermanencia, mas de refletirmos que as religiões por mais bem intencionadas que possam ser, como Buda foi, podem ter enganos sem querer.

Existe um ensinamento de Buda que é assim, pelas próprias palavras dele:

Não acredite em algo simplesmente porque ouviu. Não acredite em algo simplesmente porque todos falam a respeito. Não acredite em algo simplesmente porque está escrito em seus livros religiosos. Não acredite em algo só porque seus professores e mestres dizem que é verdade. Não acredite em tradições só porque foram passadas de geração em geração. Mas, depois de muita análise e observação, se você vê que algo concorda com a razão e que conduz ao bem e benefício de todos, aceite-o e viva-o.” (Buda)

No caso o sábio é o próprio Buda, assim como uma tradição e uma religião muito bem conceituadas, e são muito boas.

O Budismo tem provado que realmente é bom e funciona, muitos tem se iluminado e melhorado como pessoas nessa crença, mas isso não significa que tudo é perfeito, qualquer religião é passível de engano, o que não significa que o Budismo seja irreal, mas que não é perfeito.

Gostou deste texto? Nosso site possui mais de 1000 textos orientando a evolução, a iluminação, trazendo conhecimentos e práticas espirituais.

Venha nos conhecer, visite-nos mais vezes, trabalhamos para seu autoconhecimento e fome de conhecimento.

A seção que acho mais interessante é: Realidade Espiritual e Energética.

A seções que vão te ajudar mais a despertar são: Textos para se Iluminar, Nirvana e Mestres Ascensos, Mandalas e Outras Práticas.

Textos e Praticas muito importantes:

Unindo Informações e Práticas para Atingir o Nirvana



Exercício do Perdão



Pratica Espiritual Fácil e Cômoda com Pedras para Autoconhecimento

Não Deixe que os Outros te Atrapalhem a Acreditar que seu Nirvana é Possível

 

 Voltar a Pagina Inicial                      Índices de Textos