A Ação Correta do O Nobre Caminho Óctuplo

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

A ação correta é um dos preceitos budistas que são seguidos para atingir a iluminação, é nos transformarmos para agir de uma maneira boa, de uma maneira que junto com outras práticas nos trará o autoconhecimento e posteriormente o Nirvana.

Existem cinco regras básicas para seguirmos uma ação correta conforme Buda ensinou, que são:

 

1-Não Matar – O ato de matar cria muito sofrimento, principalmente para as pessoas que ficam vivas e sofrem a perda de quem se foi, além de para a pessoa que morre também perde tudo o que tinha na presente vida, sejam as pessoas temporariamente e tudo o que tinha de material.

De acordo com Buda, ele ensinava a não matar animais também, mas seus discípulos poderiam come-los, desde que eles não o matassem.

Posteriormente a época que viveu Buda, monges de algumas linhas budistas adotaram o vegetarianismo, mas esse não é um ensinamento do criador do Budismo.

O próprio Buda morreu intoxicado com carne de porco estragada.

 

2-Não Roubar – Não causar sofrimento tirando algo que pertence a outra pessoa.

Dependendo do que é roubado, a da própria pessoa pode causar dor a ela.

Tudo que é tirando do outro é caracterizado como roubo, seja da forma mais enconberta que seja.

 

3-Não Enganar – Não usar o dom da fala de modo que possa enganar uma pessoa, causar sofrimento a ela como fazer promessas para conseguir algo, que você não pretende dar, como prometer um casamento ou noivado em troca de sexo, quando você não pretende se casar.

Ser honesto e franco.

Não criar sofrimento com a fala, também não contar uma verdade que machuca em um momento impróprio.

 

4-Não Causar Sofrimento com o Sexo – O Budismo não estipula regras para transar, podemos fazer o que desejamos, desde que respeitemos o outro e não causamos sofrimento a ele.

Seguir esse preceito é não fazer coisas que o desagradam o outro, fora dos limites do dele, ou desrespeitá-lo ou qualquer tipo de abuso nesse sentido.

 

5-Não Entorpecer a Mente – Não usar drogas, nem fumos, nem álcool ou qualquer substancia que entorpece a mente, essa atitude cria o vicio, e traz muito sofrimento tanto para quem o utiliza, quanto para quem convive com o viciado.

Drogas fazem um grande estrago na vida das pessoas, causam um sofrimento imenso.

Se você deseja ser um budista, não deve usar e muito menos induzir qualquer pessoa a fazê-lo.  

 

Esses preceitos além de nos levarem a um bom caminho, nos garante que não vamos criar maus karmas.

Se abster de diversos comportamentos ruins, isso nos traz um tipo de equilíbrio muito bom que traz autoconhecimento, também vai ajudar em outros com outros métodos e tipos de comportamento, tanto físicos, mentais e emocionais que vão nos fazer trilhar o Nobre Caminho Óctuplo, que vai nos trazer o Nirvana.

Todos os  nossos textos podem ser reproduzidos.

Convidamos você para conhecer nosso site, se desejar, trabalhamos para sua evolução, e é nossa alegria a sua visita e leitura.

Recomendamos as seções: Realidade Espiritual e Energética, Textos para se Iluminar, Nirvana e Mestres Ascensos, Mandalas e Outras Práticas.

Você também pode se interessar por:

Deuses Hindus

O Hinduísmo

As Religiões, seus Caminhos de Autoconhecimento e o Universalismo

 Voltar a Pagina Inicial