A Compreensão Correta do Nobre Caminho Óctuplo

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

O primeiro passo do Nobre Caminho Óctuplo é a compreensão correta, e isso é um tema muito amplo, já que é a sabedoria, que é a constatação da realidade, e o conhecimento sobre a realidade é muito amplo.

A compreensão correta não diz respeito aos aspectos científicos do conhecimento, mas aquele que é enxergar o que está alem das ilusões, pois o mundo tem muitas ilusões.

A compreensão correta é intuitiva ou é um insight, e ela é um despertar de algum realidade, ou de algo que não sabíamos antes, mas é um saber que aumenta nossa consciência.

Na vida existem muita ilusões e desconhecimentos para desbravarmos, e nem alguém que atingiu a iluminação, o Nirvana, não tomou consciência de tudo que existe para ter.

Então a compreensão correta é algo muito amplo, e o Budismo tem treinamento também para quem já é um iluminado e deseja avançar mais ainda, ser mais dedicado ainda ao bem dos outros e do mundo.

O Budismo trata o conceito de termos os olhos de Buda, é termos os olhos da sabedoria de como as coisas realmente são.

 

Lam-Rim

 

São os três caminhos do Lam-Rim.

1-O primeiro é o treinamento para quem deseja ter uma próxima vida em boas condições, então se trata muito do assunto karma.

2-É para quem deseja atingir a iluminação, que é o Nobre Caminho Óctuplo.

3-É o treinamento para quem já é um iluminado e quer avançar mais ainda.

 

A Impermanencia

 

O Budismo aborda algumas realidades a se aceitar algumas realidade, como a que tudo muda, as coisas são instáveis, se modificam.  

Nós gostaríamos que a vida fosse constantemente permanente, mas a impermanencia causa sofrimento, e desapegar-se disso é uma das tarefas do Budismo.

A impermanencia toca muito a realidade de perdermos a beleza, a juventude, a saúde, pois tudo isso a idade traz.

Também podemos ter momentos de sofrimento, assim como os de felicidade.

A garantia que a iluminação nos traz é que seremos muito felizes se a conseguirmos, e vamos nos libertar de alguns sofrimentos, então resolve o problema da infelicidade da impermanencia.

Apesar do mundo mudar, na verdade geralmente não estamos sofrendo quando as coisas mudam, somente com algumas, e outras trazem felicidade.

Se aceitarmos a realidade da mudança das coisas, podemos conviver com essa verdade, é algo que é um pouco depressivo, isso inclusive a Psicotepeuta do Budismo Tibetano, Bel Cesar também afirma, pois a depressão é algo que não vemos escapatória, então ficamos muito mal.

Porém o Budismo diz que se aceitarmos a verdade da impermanencia, então nos libertamos do sofrimento que ela causa.

 

Vacuidade

 

A Vacuidade é um conceito muito mal traduzido para o Budismo, mas significa que não existe um eu separado de tudo, mas sim que estamos integrados a tudo, e a iluminação trata de atingirmos verdade, que transcendemos o conceito que nossos órgãos sensoriais nos mostram, que estamos separados de tudo, pois só vemos com nossos olhos, só sentimos com nossos sentidos sensoriais, e não o dos outros.

Quando nos iluminamos segundo o Zen Budismo, quebramos a realidade que estamos separados dos outros, mas fazemos parte um dos outros.

A separatividade é uma ilusão para o Budismo, não somente o Zen, como outros também, como a linha esotérica budista.

Quando nos percebemos integrados a tudo, ai então nos sentimos plenos e muito felizes.

Não perdemos a individualidade, mas nos sentimos e percebemos como fazendo parte de tudo, e tudo fazendo parte de nós.

Insatisfação

 

Outra sabedoria que o Budismo ensina é que na vida estamos normalmente insatisfeitos, pois a mudança gera insatisfação, a velhice, perda de saúde, beleza, a possibilidade de sofrermos e de coisas ruins aconteçam nos fazem sofrer.

A vida é cheia de altos e baixos, e nós gostaríamos de estar sempre bem ou sem sofrimento.

A iluminação também destrói bastante o sofrimento causado pela insatisfação.

Todos os  nossos textos podem ser reproduzidos.

Convidamos você para conhecer nosso site, se desejar, trabalhamos para sua evolução, e é nossa alegria a sua visita e leitura.

Recomendamos as seções: Realidade Espiritual e Energética, Textos para se Iluminar, Nirvana e Mestres Ascensos, Mandalas e Outras Práticas.

Você também pode se interessar por:

Deuses Hindus

O Hinduísmo

As Religiões, seus Caminhos de Autoconhecimento e o Universalismo

 Voltar a Pagina Inicial