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A Essência Humana no Taoísmo, o
Ryochi, o Santasi, o Deus Interno Por: Ricardo Chioro - Riath (Inspirado e Intuído pelos Mestres Ascensos)
No Taoísmo existe os opostos contrários. Tudo que
existe tem o seu oposto, então ajuntando todos os contrários existe tudo,
também chamado de Tao. Shen é parte da alma humana celestial, no seu
contrário é Kwei, que é a parte terrena. Shen é Yang, e Kwei é Ying, esses opostos mais o
humano são considerados os 3 elementos principais do mundo, chamado de
San-tasi, que são conceitos muito antigos. Na áfrica existe também existe esse conceito com
uma linguagem diferente, que são Obatala e Odudua, o céu e a terra, que na
mitologia estavam juntos até o momento que nasceu o ser humano, seus filhos. Assim como é o Macrocosmos também é o
microcosmos, que é o ser humano, também existindo nele os opostos, mas não
tem consciência disso, a não ser que faça parte de uma religião ou filosofia
que tenha esses conhecimentos. O ser tem lado espiritual e outro material. Na ética taoísta é importante buscar um
equilíbrio dos opostos, eles podem causar tensão. Na escola Chinesa Chu-Hi se ensina dois
conceitos, o Ri (é a alma do mundo) e o Ki (a matéria do mundo). Ri e Ki são partes do Tao, são um e o mesmo, pois
são qualidades do criador, Deus. Deus é o todo, a união de tudo. Ri e Ki são partes da alma. Deus existe no mundo, no universo todo, mas
também é próximo do ser humano, não somente na nossa parte interior,
psicológica, mas também no nosso corpo. Unindo o Ri com o Ki dá o Ryochi, que significa o
Deus em nós, todo individuo tem isso. Existe um falso eu nascido de concepções erradas,
é um eu que nasce sob a influencia do mundo, é a forma que nos vemos, seja
vendo o que é errado ou é certo. Não é só nosso modo de nos ver, mas também o modo
que o mundo nos vê, pois assim nos apresentamos achando que é verdadeiro. O que um ser humano é segundo Sócrates, é o que
ele é por dentro, é a psique, também chamada de alma, esse é o eu
verdadeiro, é o Ryochi, a essência de si mesmo. Ryochi é o amor, é o bem, o bom, e o
auto-regulamento, equilíbrio, a unificação das partes contrárias. Bibliografia
http://www.saindodamatrix.com.br/archives/2007/06/o_tao_do_jung.html
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