A Expansão da Consciência, o Misticismo, no Budismo e Hinduísmo

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

No Hinduísmo, nos estágios finais da evolução espiritual, é ensinado que o ser humano se integra com o divino, que é tudo, é como uma gota de água que volta para o mar, mas o ser não morre, mas passa a fazer parte do todo e vive em êxtase eterno.

No Budismo já é diferente, pois o Budismo não ensina sobre Deus, mas é importante entendermos que o não é ateísta e nem teísta, pois ele simplesmente não aborda o assunto.

Em outros países o Budismo se unifica com outras religiões, mas isso não ocorre no Brasil, e existem autores que tentam usar argumentos para acabar com a crença em Deus, mas não é algo que está nas escrituras budistas, nem dos Sutras e nem nos Tantras.

Para o Budismo, que é uma religião que surgiu na Índia, não se fala em uma unificação com Deus, mas com tudo o que existe.

Para o Budismo a ideia de estarmos separados de tudo é ilusória, e mesmo que nossos sentidos ou nosso ego nos mostrarem uma separação, a crença budista diz que tudo isso é uma ilusão, que na verdade estamos integrados a tudo, e que em algum momento elevado de nossa consciência vamos perceber isso, e em outro momento vamos nos unificar com o todo, vivenciar essa realidade, que não é o fim de nossa existência, pois ela é eterna.

Para o Budismo estamos unidos a tudo, mas não percebemos isso, e além de tudo somos dependentes de tudo para existirmos, sem tudo não existiríamos.

Essa ideia é contestada pelo Espiritismo, Umbanda e algumas formas de Esoterismo, que são crenças Ocidentais.

Segundo essas crenças Deus não nos criou para voltarmos a ele, aonde tudo começou, mas sim para vivermos nossas vidas, amarmos cada vez mais através de nossa evolução espiritual.

A expansão de nossa consciência é ela englobar mais coisas do que a nós mesmos, sejam outras pessoas ou até mesmo uma divindade ou tudo o que existe, e podemos ter essa experiência em práticas religiosas, como a meditação.

Essas práticas são saudáveis e nos fazem muito bem segundo a Psicologia Transpessoal, que como o nome, é além do pessoal, além de si mesmo.

A experiência da unificação da consciência não diz se vamos ou não nos unificarmos com tudo, mas podemos vivenciar algo do tipo, seria como sentir a consciência de Deus ou de outras pessoas ou do todo.

Nessas experiências o ego é transcendido, mas continuamos existindo e vivenciando algo muito bom, uma felicidade enorme, e a unificação com o tudo ou o divino seria algo equivalente, e estaríamos em gozo eterno.

Todos os  nossos textos podem ser reproduzidos.

Convidamos você para conhecer nosso site, se desejar, trabalhamos para sua evolução, e é nossa alegria a sua visita e leitura.

Recomendamos para quem busca a iluminação: Praticas e Treinamentos para Atingir o Nirvana.

Recomendamos as seções: Realidade Espiritual e Energética, Textos para se Iluminar, Nirvana, Mandalas e Meditação.

Você também pode se interessar por:

Tudo Existe Dentro de Nós

Os Vedas e as Pessoas que Lidam Mal com a Religião e a Vida

Jesus e Sempre Praticarmos o Perdão

Menu: