A Fala Correta e a Sabedoria

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

A fala correta ensinada no Budismo, uma das oito vias do caminho ensinado pelo Buda para que se atinja a iluminação, é além de toda a elevação que traz para quem a praticar, também evita que criemos karmas pela fala.

O que influencia muito em nossa fala, é a maneira pela qual falamos, e também o momento que fazemos isso, pois isso influencia muito o ouvinte sobre o que dizemos, podendo causar sofrimento aos outros seres, como corrigir uma pessoa em publico, ou dizer verdades que machucam e ferem.

Se uma fala verdadeira pode causar sofrimento, as mentirosas também.

Fofocas, palavras ásperas e fofocas são o mal uso da fala, e nos aperfeiçoarmos inclui em mudarmos os hábitos de falarmos dessas maneiras, e é sempre importante estarmos abertos podermos enxergar o que fazemos de errado, ou pelo menos nesse caso, pois é através da conscientização que nos transformamos, que mudamos o que é negativo, assim nos aproximamos do Nirvana, isso é autoconhecimento.

É importante nos conscientizarmos do que somos e fazemos de negativo, assim do que somos e fazemos de positivo, em ambos os casos isso pode ser uma auto-descoberta.

Uma fala ideal é a dita com amor e bondade, e que possa beneficiar os outros, mas para ajudar muitas vezes precisamos de sabedoria, o que é um dos objetivos do Budismo, e ela se desenvolve com autoconhecimento.

Saber o que falar que beneficiará o outro, é compaixão e sabedoria, que são o objetivos da religião de Buda.

É importante nos desenvolvermos para ajudarmos, pois assim saberemos o que fazer para ajudar, e também teremos vontade de fazê-lo, as palavras são as principais fontes de ajuda que podemos oferecer a uma pessoa, seja dando orientações ou ensinando praticas.

Fazer elogios, fazer a outra pessoa se sentir bem, isso é usar bem as palavras, e dependo da forma que o fizermos, isso pode fazer com que os outros se sintam bem consigo mesmos sem estimularmos seus egos.

O Budismo tem alguns ensinamentos para usarmos a fala correta em um treinamento moral, seguindo alguns preceitos como: não mentir, não ser falso, não ser rude, naõ ser irritante, não fazer difamação, não falar influenciado pelo orgulho e arrogância, não ser sarcástico, não insultar, não criticar, não caçoar, não falar de forma extravagante ou pomposa, assim podemos evitar de construir maus karmas através das palavras, e também é um respeito aos seres humanos.

O Budismo também ensina diretrizes sobre a Fala Correta:

1-Somente dizer a verdade.

2-Falar com compacividade.

3-Se abster de dizer o que pode ferir alguém.

4-Seja gentil e bondoso.

5-Ser encorajador, se isso fizer bem ao ouvinte.

6-Ao ter boas palavras para alguém, não se contenha e diga a elas.

As falas podem ensinar, explicar e fazer o outro sem sentir bem, são instrumentos do altruísmo, e isso é muito usado no Budismo.

Buda foi em grande professor espiritual e também um conselheiro, um orientador, dando ensinamentos que ajudam a vida das pessoas, trazendo crescimento interior para elas, claro que se elas seguissem os ensinamentos, pois mudar é muito mais a responsabilidade do orientado do que do orientador, pois ninguém pode mudar pela gente, temos que fazer isso por nós mesmos, mas os ensinamentos são indispensáveis as vezes, mas o maior mérito é sempre de quem decide mudar.

Todos os  nossos textos podem ser reproduzidos.

Convidamos você para conhecer nosso site, se desejar, trabalhamos para sua evolução, e é nossa alegria a sua visita e leitura.

Recomendamos as seções: Realidade Espiritual e Energética, Textos para se Iluminar, Nirvana, Mandalas e Meditação.

Você também pode se interessar por:

Os Fundamentos do Infinito e do Progresso Espiritual Eterno

Crenças Limitantes Referentes à Evolução Espiritual

O Caminho do Coração e o Caminho da Mente

Menu: