A Felicidade para o Budismo

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

Devido a traduções erradas sobre o Budismo, se imagina que a busca dessa religião é parar de sofrer.

O Budismo segue os Sutras, pois são os documentos aonde estão os ensinamentos de Buda, é como se fosse a Bíblia dos budistas.

Nas traduções que são feitas para a língua inglesa, e depois retraduzidas para outras línguas de diversos países, então acaba gerando um erro de informação em vários países.

Se traduz a palavra Dukka como sofrimento, mas não é isso na verdade, o que o treinamento budista elimina é a insatisfação.

A insatisfação é o real significado da palavra Dukka.

A insatisfação gera sofrimento, porem nem todas.

Podemos ver a história de diversos iluminados que sofreram mesmo após atingir o Nirvana, como o caso de Jesus morrer na cruz, ele sofreu horrores, ou Chico Xavier que sofreu pelo abuso da madrasta e do seu pai, que batiam nele, até mesmo de garfo, e esses fatos não foram os principais frutos de sua dor, mas também sofreu esse iluminado cristão com as calunias que falavam dele, e também desenvolveu depressão.

Para o Budismo existem muitas formas de felicidade, e elas são, a satisfação, a alegria, a compaixão, o amor e entre outros, tudo isso nos provoca bons sentimentos, inclusive os temos quando nos entretemos vendo um filme, nos sentindo bem com isso, ou ouvindo uma musica, ou ainda estando com as pessoas de que gostamos, mas isso dificilmente produz uma felicidade gigantesca quanto a do Nirvana.

Felicidade são bons sentimentos, e quem é sensível sente mais as coisas boas, aproveita melhor as coisas da vida.

O Budismo se engaja muito na questão da felicidade, e quanto mais felizes melhor, por isso a crença de Buda oferece caminhos para que as pessoas atinjam o Nirvana, e fiquem com um super bem-estar em constancia, mas o treinamento budista não acaba no Nirvana, mas é continuar se autoconhecendo a ampliando ainda mais o que já é excelente.

No caminho do Lam-Rim existem três tipos de treinamento.

 

1)    Para se melhorar moralmente, mas sem a ambição da iluminação, apenas com o objetivo de gerar uma próxima vida boa, buscando o merecimento.

2)    O treinamento para atingir a iluminação, que é seguindo o Nobre Caminho Óctuplo.

3)    O treinamento para ser mais feliz ainda, esse é para quem já atingiu o Nirvana.

 

A maior preocupação budista é de sermos felizes.

Buda atingiu a grande felicidade, e queria que todos a encontrassem também, por isso reunia o maior numero de pessoas que conseguisse, e treinava ela para conquistarem o Nirvana.

Buda fez muitas andanças em diversos lugares, procurando aumentar mais o seu numero de aprendizes, para que o maior numero de pessoas atingisse uma felicidade gigantesca.

É perfeitamente possível conquistarmos a felicidade.

Todos os  nossos textos podem ser reproduzidos.

Convidamos você para conhecer nosso site, se desejar, trabalhamos para sua evolução, e é nossa alegria a sua visita e leitura.

Recomendamos as seções: Realidade Espiritual e Energética, Textos para se Iluminar, Nirvana e Mestres Ascensos, Mandalas e Outras Práticas.

 Voltar a Pagina Inicial