A Filosofia do Yin e Yang

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

A principio o Yin e o Yang não tinham a correlação mística e universal no começo.

O Taoísmo se originou como filosofia, enxergando a natureza, e nós com nosso olhar atribuímos efeito e sentido na linguagem.

Igor Téo explica brilhantemente que atribuímos o valor dizendo que um objeto é fraco, só é possível explicar que ele é fraco porque existe o forte, são comparações que fazemos, foi assim que surgiu o conceito de Yin e Yang, com a observação, uma filosofia.

Então existe o forte e o fraco, habilidade e inabilidade, o bom e mau, o certo e o errado, o gordo e o magro, o pesado e o leve, quente e frio, vazio e cheio, movimento e parado, tranqüilo e apressado, novo e velho e assim vai.

Então se paramos para pensar, só podemos entender as coisas porque temos como fazer comparações, e nesse caso as comparações mostram que tudo existe o seu contrário.

Segundo Igor Téo nenhuma dessas qualidades existem mesmo, são valores que damos, qualificamos as coisas.

Os contrários não se anulam, mas sim se completam, pois o Taoísmo afirma que sem os seus contrários as coisas não existiriam.

Tudo tem o seu contrário, portanto o todo, o Tao, é formado por tudo que existe que tem o seu contrário.

Só conseguimos diferenciar as coisas porque nelas existem o seu contrário.

Igor Téo, que é psicólogo, ensina que gostamos de algo, e não gostamos do contrario desse algo que é apreciado.

O que gostamos só pode existir porque existe o seu contrário, então podemos ser gratos ao contrário, pois só assim existe esse algo que é bom ou que apreciamos, essa idéia pode nos dar a aceitação do que não gostamos, mas não precisamos gostar, mas sim respeitar e saber a sua importância.

Os taoistas não procuram destruir o que não gostam.

Igor Téo afirma que os postos são diferentes mas dependem um do outro, e que cada coisa tem o seu lugar, por exemplo: A arvore precisa ser rígida nas raízes para se manter de pé, e flexível nas folhas para agüentar os ventos, assim a arvore se mantém de pé. Isso é equilíbrio, é o Tao de tudo que se completa.

Gostou deste texto? Nosso site possui mais de 1000 textos orientando a evolução, a iluminação, trazendo conhecimentos e práticas espirituais.

Venha nos conhecer, visite-nos mais vezes, trabalhamos para seu autoconhecimento e fome de conhecimento.

A seção que acho mais interessante é: Realidade Espiritual e Energética.

A seções que vão te ajudar mais a despertar são: Textos para se Iluminar, Nirvana e Mestres Ascensos, Mandalas e Outras Práticas.

Textos e Praticas muito importantes:

Unindo Informações e Práticas para Atingir o Nirvana



Exercício do Perdão




Pratica Espiritual Fácil e Cômoda com Pedras para Autoconhecimento

Não Deixe que os Outros te Atrapalhem a Acreditar que seu Nirvana é Possível

 

 Voltar a Pagina Inicial                      Índices de Textos