A Função do Ego no Autoconhecimento

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

As pessoas geralmente acham que o ego é uma coisa ruim, e que devemos destruí-lo, mas isso não é verdade.

As pessoas confundem ego com egoísmo, que é a pessoa que só pensa nela, e suas ações são feitas por interesse, buscam controlar tudo a todo momento, não são sinceras entre muitas outras características, como o materialismo.

O egoísmo precisa morrer, o ego não.

Estudando a Psicologia e algumas doutrinas espirituais, notamos que o ego é a forma que nos expressamos no mundo.

Para lidarmos com o que é exterior a nós necessitamos do ego, se o matarmos não podemos nos expressar, então é como se a vida congelasse sem atitudes exteriores.

O ego é o mundo da forma, e é para nós a forma de nos expressarmos nele.

Quem atinge o Nirvana não se liberta do ego, mas se depreende muito dele, o que significa não liga muito para as aparências, as formas que os outros se expressam no mundo, que é diferente do que ele é por dentro.

Para um iluminado o importante é quem ele e os outros são por dentro. Isso é uma coisa mais profunda.

Como o ego é expressão, estamos nos comunicando agora, agindo no universo externo, do meu lado estou escrevendo junto aos mestres, e você lendo, ambos estamos participando do mundo externo, com objetivos muitas vezes internos, como o seu de ter mais conhecimento ou de estar buscando a evolução espiritual.  

Qualquer atitude no mundo externo, seja pacifica, bem intencionada, buscando o melhor, até mesmo para isso necessitamos do que é externo.

Aqui na nossa comunicação tem um ego falando e outro ouvindo.

O ego pode evoluir, ser mudado, lapidado, adaptado, nos elevando com o canal de expressão no mundo.

Todo mundo se adapta ao meio em que vive, e vamos formando nossa maneira de ser com a educação ou influencia outras pessoas nos passam, suas influencias energéticas, influencias do Cosmos como signos, Orixás, mais as tendências que trazemos de vidas anteriores, traumas e etc.

O nosso planejamento reencarnatório também traz influencias no nosso inconsciente, que são coisas que manifestamos sem perceber.

Como vamos aprendendo sobre a maneira como nos portamos no mundo, isso é indispensável ao autoconhecimento, pois através dos relacionamentos podemos nos ver, por exemplo: Se sou arrogante e estou me conversando com alguém querendo mostrar minha superioridade, então através da manifestação dessa atitude, que só pode ser vista por eu ter lidado com outra pessoa, se eu percebo isso, então atingi o autoconhecimento, que vai se aprofundando, então quando nos aprofundarmos muito no conhecimento da arrogância, ela desaparece, e com isso nos tornamos mais bondosos, puros e sábios.

No mundo em que vivemos temos trevas e luz, e quando enxergamos nossas trevas, elas se acabam, transforma-se em luz.

Todo mundo tem defeitos, mas através da percepção, nos transformamos e esses erros se acabam.

O que está na escuridão, no inconsciente, desconhecemos, mas o que está na luz, então está na consciência, então conhecemos.

Isso é tomar consciência.

Todos os  nossos textos podem ser reproduzidos.

Convidamos você para conhecer nosso site, se desejar, trabalhamos para sua evolução, e é nossa alegria a sua visita e leitura.

Recomendamos as seções: Realidade Espiritual e Energética, Textos para se Iluminar, Nirvana e Mestres Ascensos, Mandalas e Outras Práticas.

 Voltar a Pagina Inicial