A Gestalt Terapia, o Espiritualismo e as Situações Inacabadas

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

 

Abordando até agora as influencias que o Budismo exerceu sobre a Gestalt Terapia, agora vamos mudar o foco um pouco e vamos conhecer mais essa Psicologia, em seu conceito mais conhecido, que é o de situações inacabadas.

O inacabado nos remeta a incompletude, e lidamos muito mal com essas sensações de vazio, e buscamos no mais alto grau, nas religiões e espiritualismos, a completude, a plenitude, que é o Nirvana, a Iluminação, a santidade, uma busca espiritual.

As situações inacabadas, ou Gestalts Inacabadas são situações de nosso passada que estão inacabadas, e necessitam serem fechadas e terminadas.

Quando estamos presos ao que não foi terminado no nosso universo psicológico, temos dificuldades de dar continuidade para coisas novas na vida.

Essas situações são por exemplo, os traumas, e como eles dão sintomas em nossa vida, como diversos tipos de problemas, transtornos, incômodos ou sofrimentos, eles precisam serem fechados, para então resolvermos a situação.

As situações inacabadas que ocorrem em nosso passado, justamente não deixam vivermos o presente em plenitude.

As Gestalts Incompletas se apresentam em nosso presente e dificultam vivencia-lo de forma saudável.

Situações inacabadas se repetem em nossa vida até nós a fecharmos, e as pessoas tem necessidade de fazerem esse trabalho, mas o orgulho e a vaidade de negarmos que precisamos de ajuda, de terapia ou trilhar o caminho do autoconhecimento, justamente nos tiram do caminho ou dificultam a conclusão desse processo. Pois precisamos fazer algo, precisamos resolver, espiritualmente estamos vivos e encarnados para isso, resolver esses problemas e situações.

As Gestalts Inacabadas são o que outras Psicologias chamam de conteúdos da mente que ficam no inconsciente, que é uma área da mente que não temos acesso, e justamente precisamos trazer esses conteúdos para a consciência, passar a enxerga-los, e isso é o autoconhecimento, e é e assim nos curamos.

Freud também chama as Gestalts Inacabadas de Compulsão a Repetição, e essas situações que não foram completadas no passado, justamente continuam inacabadas em nosso presente.

No Espiritualismo a repetição de situações inacabadas acontecem até mesmo em outras vidas, pois aparecem situações iguais nas próximas existências, e se não as resolvermos, elas são sempre voltar, mas se tivéssemos a lembrança delas seria muito torturante passarmos pela mesma situação diversas vezes, mas havendo o esquecimento, ai então não lembramos, e não é tão torturante, mas quando morremos e vimos que ainda não resolvemos as situações pendentes em tantas vidas, e nos programamos para completa-las, o sofrimento é grande, pois ficamos no Plano Espiritual tanto tempo planejando nossa encarnação, que não conseguir concluir é muito sofrido, e vamos ter que programar tudo de novo.

Por mais que a situação inacabada se apresente na infância, as pessoas acham que elas já passaram, que ouve um distanciamento da questão, mas na verdade ela continua no presente, e como resultado não conseguimos extrair o melhor resultado que temos com a vida.

Muitas crianças que passaram por períodos de violência pela família, e não poderiam revidar aos adultos, pois é pequena e fraca, quando ela se torna grande, quando ela amadurece e também ganha força, age como era quando criança, pois não resolveu esse problema, essa situação, então continua calada frente as injustiças e agressões que passa na vida.

A pessoa cresce, mas continua se comportando como uma criança nesse exemplo que usamos.

Muitas vezes precisamos voltar a situação inacabada para resolvê-la, e isso é tomar consciência dela, tira-la do inconsciente, então a partir disso é que ocorre a transformação.

A Gestalt se centra no presente, mas é importante muitas vezes olharmos para o passado para resolver o que estava inacabado, e assim vivermos mais e melhor no presente.

Para vivermos realmente o presente precisamos fechar as situações inacabadas do passado.

E você, deseja reviver as situais do passado em sua vida atual, ou até mesmo em outras vidas? Ou você vai buscar a transformação?

Reflita sobre isso.

Só cabe a você mudar e tornar sua vida muito melhor.

Todos os  nossos textos podem ser reproduzidos.

Convidamos você para conhecer nosso site, se desejar, trabalhamos para sua evolução, e é nossa alegria a sua visita e leitura.

Recomendamos as seções: Realidade Espiritual e Energética, Textos para se Iluminar, Nirvana, Mandalas e Meditação.

Você também pode se interessar por:

Os Recursos Energéticos e Espirituais que Ajudam os Católicos nas Missas

A Meditação e Misticismo Cristãos, os Níveis de Santidade e as Filosofias Orientais

O Fim de Atlântida e a Arca de Noé – A Mesma Parábola ou Mitologia de um Jeito Diferente

Menu: