A História da Escola Sakya de Budismo Esotérico

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

A tradição Sakya começou com a família Khön, que foram aprendizes de Padmasambhav, e um dos primeiros descendente dessa família foi um dos monges budistas do Tibet.

Até o séc XI, os descendentes da família Khön pertencia a tradição Nyingma, porém essa tradição entrou em declínio quando o rei Lagdarma foi perseguido.

Então a família Khön foram atrás dos novos tantras que chegaram no Tibet.

Tantra é tanto o nome dos ensinamentos quando da práticas de Budismo Esotérico.

No ano de 1073, Könchon, membro dos Khön fundou o monastério Sakya, no sudeste do Tibet, em Tsang.

No Manjushri Mula-tantra está escrito que Sidarta Gautama, Buda, profetizou que este monastério faria florescer o Budismo no Tibet.  

Padmasambhava também teria feito essa profecia, e contado a Atisha, quando estva saindo da índia e indo para o Tibet, e continuou que neste lugar aconteceria uma encarnação seria testemunha de uma emanação de Avalokiteshvara e Vajrapani, mais sete de Manjushri, e na história do Tibet existem relatos que afirmam que isso ocorreu mesmo.

A palavra Sakya significa “Terra Cinza”, esse nome foi dado por causa da região que tinha essa coloração de terra onde foram feitas as professais.

Nos séculos posteriores essa escola foi crescendo devido a esforços de cinco grandes mestres, que são: Jetsün Gongma Nga, Sachen Künga Nyingpo, Sönam Tsemo, Jetsün Dragpa Gyaltsen, Sakya Pandita e Chögyal P'hagpa.

Todos os  nossos textos podem ser reproduzidos.

Convidamos você para conhecer nosso site, se desejar, trabalhamos para sua evolução, e é nossa alegria a sua visita e leitura.

Recomendamos as seções: Realidade Espiritual e Energética, Textos para se Iluminar, Nirvana e Mestres Ascensos, Mandalas e Outras Práticas.

Você também pode se interessar por:

Deuses Hindus

O Hinduísmo

As Religiões, seus Caminhos de Autoconhecimento e o Universalismo

 Voltar a Pagina Inicial