A IMPORTÂNCIA DE SONHAR

Por: Ricardo Chioro

(Parte deste texto é canalizada dos Mestres Ascensos)

Sonhos são grandes vontades, desejos que temos na vida, coisas que queremos que se realize.

O sonho não acaba quando o realizamos, mas continua enquanto o vivenciarmos e eles podem durar a vida inteira.

No final dos anos 90 e começo de 2000 se popularizou mensagens na internet que diziam para vivermos o presente, não nos importarmos com o passado ou futuro, isso eram de pessoas espiritualistas, e as crenças Espiritualistas que acreditam em reencarnação no ocidente se influenciam muito pelo pensamento cristão e oriental, assim o Budismo diz para vivermos o presente.

As pessoas pegavam muitas mensagens na internet que diziam para vivermos o presente e enviavam para sua lista de contato do e-mail, muitas pessoas que liam achavam que não deviam se preocupar com seus sonhos já que eles só se realizariam no futuro.

Mas o viver o presente do Budismo não significa abandonar os sonhos, explicamos isso no texto: Esclarecimentos Importantes sobre o Budismo – Desejos e Viver o Presente, existe inclusive uma frase de Dalai Lama que diz: É muito importante ter sonhos, sem perder a esperança de um dia realizá-los".

O que significa viver o presente no Budismo é viver o absoluto, concentrado no agora, sem pensar em outras coisas, mas na atividade que esta fazendo agora, é um estado meditativo na atividade do momento presente, sem deixar desejos e sonhos de lado.

Viver o presente quer dizer muito mais coisas do que o próprio termo e não se aplica a radicalidade, abandonar tudo sobre o futuro. 

Existem outras pessoas que dizem que sonho é pensar em si mesmo, e devemos somente pensar somente nos outros, também são mitos, Jesus sonhou durante toda sua vida, Buda também e todos os iluminados, eles sonhavam em fazer as atividades que desejavam caridosamente, realizar suas missões.

Buda sonhou em ser um iluminado e realizou, só atinge a iluminação quem quer, como ensina o Budismo.

Trabalhamos no esclarecimento do que estamos falando nos textos: Esclarecimentos Importantes sobre o Budismo 3 – o Eu e Confundir a Nossa parte que é Luz com a parte que é Escuridão.

É como dizemos: se Buda não pensasse em si não conheceríamos a história sobre a sua iluminação, pois teve que pensar em si para nos contar.

Esses mitos espiritualistas levam a atitudes que são ruins, fazem mal.

O sonho é tão importante que a causa metafísica da morte é quando deixamos de sonhar, e não estou falando da morte simbólica, psicológica, é a morte do corpo físico mesmo, aonde o corpo vai apodrecer, ser enterrado ou cremado para que fique bem claro.

As pessoas morrem, não sei se toda a causa da morte é isto, mas acontece quando deixam de sonhar, quando os indivíduos acordam por acordar, levantam por levantar e fazem as atividades por fazer.

Daí você fala, e quando a pessoa realizar seus sonhos, vai morrer?

R: Não! Quando você realiza o sonho você ainda o deseja, mas está vivenciando ele na realidade do agora, então não existe morte.

Vamos supor: seu sonho é virar um empresário, você terá vida inteira para viver este sonho.

De acordo com o exemplo de cima a morte chegaria quando o individuo não se importa-se mais em ser empresário, nem nenhuma outra grande vontade na vida, isso pode acontecer antes ou depois de realizar seu grande desejo.

A obtenção da vontade não é relevante para o termino de uma vida, mas o fato de abandonar o desejo é que é.

A vontade do sonho não acaba quando ele se concretiza.

Geralmente temos um caminho de aprendizado para realizar o que mais desejamos, precisamos aprender algumas coisas com o autoconhecimento.

O que desejamos é o pote de ouro no fim do arco-ires, o arco-ires é o caminho de autoconhecimento até chegarmos ao ouro, sem é claro abandonar o que é óbvio que vai fazer nossa grande vontade se realizar.

Fique com luz ser de luz.

Ler obras espirituais nos faz evoluir espiritualmente.

Leia nossos textos para sua evolução espiritual, eles são espirituais, ou uma sugestão de luz: leia um texto nosso semanalmente.

Conheça o texto: Como Evoluir Espiritualmente.

Voltar a Pagina Inicial                      Índices de Textos                      Livro de Visitas