A Iluminação no Zen Budismo

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

No Zen Budismo existe uma analogia da busca e a conquista da iluminação em dez figuras, que são as dez figuras de apascentar o Boi.

O Boi é nossa iluminação, então saímos em busca dele e já na terceira, quarta e quinta figura o encontramos, ou seja, já nos iluminamos, mas existe muito mais a ser conquistado em termos de se elevar.

Inicialmente encontramos o Boi na terceira figura, mas as analogias vão até a décima.

O primeiro passo para encontrar a iluminação é fazer Zazen, que significa Zen sentado.

Zen significa meditação, então Zazen, a principal técnica da escola budista que faz a analogia do boi com a iluminação, significa meditar sentado.

O Zen tem um programa de pratica para atingirmos a iluminação, não é como programas que oferecem meditação para o stress, saúde ou outros objetivos, você consegue isso no Zen, mas é apenas o primeiro estágio na busca do Boi.

Não que esses programas sejam ruins, de jeito nenhum, pois eles entregam o que prometem, mas ir mais adiante e a fundo na meditação, o Zeen tem treinamento para isso, e é em estágios profundos de meditação que conseguimos o Kenshô, e posteriormente o Samadhi, que é uma alta iluminação.

Kenshô são as experiências místicas que se consegue em estados profundos de meditação, e o Samadhi é quando você entra e sai desses estados quando deseja.

O treinamento de concentração plena é na verdade um treinamento para que se consiga o Kenshô em Zazen, e posteriormente o Samdhi, que se consegue também na meditaçaõ sentado. Quanto mais fundo vamos na pratica de meditação com a orientação de um professor qualificado, quanto melhor é, mas existem orientações que temos que seguir, e por isso mesmo existem tipos de técnicas diferentes, pois existem orientações diferentes.

É importante dizermos que a iluminação não nos liberta do ego, mas nos desapegamos dele, porem ainda temos um serie de problemas, defeitos e imperfeições, mesmo tendo despertado.

No Nirvana nos despertamos das principais ilusões, mas não de todas.

O Budismo apresenta um treinamento amplo, não só de atingir a iluminação, mas também para que já atingiu, para que progrida mais ainda, pois quanto mais iluminação melhor, mais felicidade, plenitude, alegria, sabedoria e compaixão, chegando até mesmo ao estase continuo, sem que nunca acabe.

Nos níveis mais superiores descritos na captura do Boi, são o oitavo, que é chamado de plena iluminação, o décimo que é representado por um circulo vazio, e o décimo é onde o iluminado vai freqüentar locais para ajudar os seres que estão lá, e é alguém tão simples, que nunca se acha melhor que os outros, seja por qual motivo que seja, inclusive por seu alto nível de Nirvana, então com homens fúteis esse ser que atingiu o Nirvana conversa sobre futilidades, e junto a homens vulgares, fala sobre vulgaridades, e a ação em beneficio dos outros é muito intensa.

A figura do décimo passo é um Buda (que significa iluminado) entrando em um mercado com uma garrafa de vinho, da qual ele carrega para beber junto aos outros.

Na décima figura da captura do Boi se descreve que onde esse Buda muito elevado pisa, nascem flores, e isso não é algo literal, mas sim representativo, que é a iluminação e ações puras que pratica, com a melhor das intenções.

Ainda sobre esse décimo passo ainda se descreve que o Buda desce do céu para ajudar os homens, ele se mistura e não parece um santo.

Iluminado, Buda, é sinônimo de Santo, mas nesse nível de santidade o iluminado não parece estar na santidade.

Já no inicio da iluminação perdemos o interesse no orgulho, mas no décimo passo as virtudes conquistadas aumentam mais ainda.

No Budismo se busca não só o Nirvana, mas irmos para a maior iluminação possível conseguida.

Todos os  nossos textos podem ser reproduzidos.

Convidamos você para conhecer nosso site, se desejar, trabalhamos para sua evolução, e é nossa alegria a sua visita e leitura.

Recomendamos as seções: Realidade Espiritual e Energética, Textos para se Iluminar, Nirvana, Mandalas e Meditação.

Você também pode se interessar por:

O que é Evolução Espiritual

Porque as Pessoas Desacreditam em Tantas Crenças Parecidas com a Sua

A Diferença entre Lei e Justiça Divinas

 Voltar a Pagina Inicial