A Influencia que a Psicologia Recebeu do Budismo

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

A Gestalt Terapia e a Fenomenologia sofreram influencias pelo Budismo.

O Criador da Gestalt terapia, Fritz Perls, foi um praticante de Zen Budismo, chegando a passar um período em um monastério, então não é difícil achar paralelos entre a Psicologia e a religião de Buda.

Dr. Fritz Perls ficou muito encantado com a filosofia oriental, inclusive fez viagens ao Japão por causa disso, e também se interessou muito pelo Nirvana.

A influencia da Gestalt pelas religiões orientais vem do Zen e do Taoísmo, e baseado nisso alguns conceitos que vem dessas crenças são: o vazio fértil, a aceitação, o viver o aqui e agora, o Nirvana e a consciência da totalidade.

Dr. Fritz Perls não gostou da saudação ao Buda, o que acabou na Gestalt um viés que ela poderia ser religioso.

A respeito dos conceitos do Taoísmo na Gestal terapia, a influencia foi sobre as polaridades, com os conceitos de Ying e Yang, a aceitação, e a integração deles, e também o viver o aqui e agora, que também existe no Budismo, o conceito de passado morto e o presente vivo.

O Psicólogo Freud, que é o responsável pela descoberta da psicoterapia com psicólogos, tinha uma estatua de Buda em sua mesa, apesar dele ser ateu.

Jung é um autor e criador da Psicologia Analítica, ele falou muito sobre o Budismo, e estudou as mandalas budistas, assim como taoístas, hindus e cristãs, que são os vitrais das igrejas católicas.

Jung se interessou pelo Budismo por lidar com o sofrimento, pois ele era médico e queiram entender o sofrimento que seus pacientes tinham. 

O Budismo fala sobre sofrimento e insatisfação, e se consegue a libertação deles, em parte, com a conquista do Nirvana.

Jung tem um livro que se chama Psicologia e Religião Oriental, em que ele afirma que o Zen Budismo é muito profundo, e que as mentes ocidentais não tinham capacidade de acompanhar, mas isso é um mito, uma ilusão do criador da Psicologia Analítica, pois sim os ocidentais acompanham a religião de Buda e se desenvolvem nela.

O teórico da Psicologia Lacan também recebeu influencias do Budismo.

Existe também a corrente mais avançada em Psicologia, que é a Transpessoal, que trata seus pacientes com meditação e outras técnicas, onde a cura acontece com praticas espirituais, e se estuda os estados expandidos de consciência, e se recebe grande influencia do Budismo e outras crenças, e tratam a unificação da consciência e experiências além do ego, além de nós mesmos.

A Psicologia Transpessoal trata dos aspectos espirituais, no sentido da integrações ente o homem e o cosmos, pois essas técnicas despertam isso, a unificação e expansão da consciência.

No Zen existe a noção de integração, onde nos percebemos como parte de tudo, e tudo parte da gentes, são experiências místicas que são objeto de estudo e aplicação psicoterapêutica da Psicologia Transpessoal.

Todos os  nossos textos podem ser reproduzidos.

Convidamos você para conhecer nosso site, se desejar, trabalhamos para sua evolução, e é nossa alegria a sua visita e leitura.

Recomendamos as seções: Realidade Espiritual e Energética, Textos para se Iluminar, Nirvana, Mandalas e Meditação.

Você também pode se interessar por:

Existem Milhares ou Bilhares de Iluminados no Planeta Terra

O Budismo e a Auto-Compaixão

O Mundo é Normalmente um Péssimo Professor do Amor

 Voltar a Pagina Inicial