A Meditação Mindfulness do Budismo

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

A meditação Mindfulness é considerado a principal meditação budista Theravada, é o seu alicerce, que é pratica da atenção plena.

Essa técnica consiste em observar tudo sem fazer tudo sem fazer julgamentos, sem entrar em questões pessoas, e fazendo isso chegamos a realidade das coisas como são.

Outra meditação muito importante para o Budismo é a Vipassana, e ela também faz parte do Mindfulness.

Vipassana significa ver as coisas como elas são.

O primeiro passo do Vipassana é fazer a pratica moral, que também faz parte do caminho para atingir a iluminação não só no Budismo, mas em muitas religiões.

A pratica moral faz parte das seis vias do Nobre Caminho Óctuplo, que é o caminho de iluminação proposto pelo Buda.

O segundo passo do Vipassana é o controle da mente, que é observar tudo com atenção plena e sem julgar nada.

O terceiro passo consiste em não observar o que está fora, mas sim o que está dentro, e assim conseguirá o autoconhecimento de forma mais direta, mas todos os passos trazem autoconsciência, não é uma exclusividade dessa parte.

No Budismo Esotérico, tibetano, se usa demais o Vipassana, mas no Mindfulness também se utiliza meditações do Zen, onde se faz a postura de prática e se tem a respiração como objeto único de atenção.

Na pratica dessa meditação se deve viver perante as experiências sem fazer nenhuma classificação ou julgamento, também entender que tudo tem um tempo certo para acontecer na vida, por isso é importante ser paciente.

Nas práticas do Zen o importante é ter a mente de principiante, ou seja, assim como uma pessoa que não conhece as coisas direito, não criamos expectativas.

É importante também confiar na sua essência, no que o que é mais puro em você, pois transmite as melhores coisas, são caminhos de autoconhecimento e uma forma de ter atos muito bons e necessários.

O Mindfulness não deve ser feito com muito esforço, mas sim deve avançar naturalmente na prática.

Um preceito budista do Mindfulness que é importantíssimo, é aceitarmos a realidade como ela é, pois não adianta querer que ela seja diferente, pois isso não a mudará.

Existem conceitos budistas que são difíceis de aceitar, mas é sempre recomendado que aceite, faz parte do caminho budista. E esse é o ponto mais difícil, porém segundo o reverendo Genshô é com ele que acabamos com certos tipos de sofrimento.

Todos os  nossos textos podem ser reproduzidos.

Convidamos você para conhecer nosso site, se desejar, trabalhamos para sua evolução, e é nossa alegria a sua visita e leitura.

Recomendamos para quem busca a iluminação: Praticas e Treinamentos para Atingir o Nirvana.

Recomendamos as seções: Realidade Espiritual e Energética, Textos para se Iluminar, Nirvana, Mandalas e Meditação.

Você também pode se interessar por:

Escutar o Coração, a Intuição que leva a Evolução Espiritual

Sentimentos, Sonhos, Desejos, Coração e Evolução Espiritual

Aparência e Capacidades do Espírito – O Copro Átmico - Divino

Menu: