A Metafísica no Budismo Esotérico e Outras Escolas

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos estres da Luz)

No Budismo Esotérico ou Vajrayana existem formulas mágicas feitas por monges, exorcismos, oráculos (são médiuns que incorporam espíritos), previsões, astrologia, que fazem parte do místicismo (no sentido de crença), do sobrenatural, do esotérico.

Além de todo conhecimento do Budismo centrado nos Sutras, as escrituras budistas comuns as várias escolas budistas como o Zen, o Terra Pura e etc. existe elementos sobrenaturais e esotéricos, muito interessantes, ricos e todos funcionais, pois é uma crença fascinante.

Sidarta Gautama também teve acesso ao Esoterismo, no grupo de ascentas onde iniciou suas praticas religiosas, eles tinham acesso a exercícios espirituais desse tipo, não as mesmas do Vajrayana, mas ambas eram iniciaticas, secretas, e elas se confundem a mitologia budista, sendo que muitas interpretações dessas praticas são vistas como mitologias por algumas pessoas, não as entendem de forma literal, pois não gostam e não aceitam esse tipo de coisa.

Por exemplo, nos Sutras que contam a vida do Buda, eles ensinam que Gautama chegou a comer um só grão de arroz por dia, e isso era possível unicamente porque ele fazia a pratica conhecida como “se alimentar de luz”, e era uma técnica que Sidarta usava para atingir a iluminação, mas chegou à conclusão que essa técnica não trazia o Nirvana, então a abandonou.

Essa pratica faz parte do ascetismo e é muito sofrida, pois Buda, Sidarta, ficou esquelético, dava para ver suas costelas.

Porém se a pratica não serviu para a iluminação, serviu para ela não morrer de fome.

Existe um vasto panteão de divindades no Vajrayana ou Tantrayana, essa religião tem muitos nomes, que são Budas, e são usados em praticas de meditação com grandes rituais, onde visualizamos as deidades nas mandalas e outros elementos dela, fazendo mantras e chacoalhando o Vajra ou um sino. Essas praticas são fascinantes e profundas.

Além dos elementos iniciaticos o Budismo de modo geral, em todas as escolas tem a crença espiritual na reencarnação ou renascimento, como alguns preferem nomear, tem também o karma, a vida eterna, a existência de outros mundos, as dimensões que vamos em outras vidas, conhecidas como o reino do Samasara e além dele.  

Por isso o Budismo não é unicamente uma filosofia ou uma psicologia, mas também uma religião, pois é muito completo, e também poderíamos dizer que ele também é arte, pois as pinturas, as mandalas, as esculturas e etc. são muito lindas, e tem também um estilo de arte própria, que muitas vezes diverge de uma escola para outra.

O Budismo descreve um rico e diverso cenário espiritual, com tipos de seres nos mundos além do que vivemos, com a existência de Dragões da Luz, os seres mais iluminados do nosso planeta, diversos tipos de seres iluminados e não iluminados que não tem forma humana, ou não se apresentam com ela.

Existem seres de extremo poder e que nos ajudam, como os Dragões, Divindades, Budas e Bodhisattvas.

Todos os  nossos textos podem ser reproduzidos.

Convidamos você para conhecer nosso site, se desejar, trabalhamos para sua evolução, e é nossa alegria a sua visita e leitura.

Recomendamos as seções: Realidade Espiritual e Energética, Textos para se Iluminar, Nirvana e Mestres Ascensos, Mandalas e Outras Práticas.

 Voltar a Pagina Inicial