A Relação Mestre e Discípulo e o Aprendizado Taoísta

Por: Ricardo Chioro – Riath

(Texto inspirado pelos Mestres Ascensos)

No Taoísmo é o aprendiz que deve se esforçar para estar junto do mestre, não é o professor que deve tentar convencer o aluno.

O mestre não deve tentar convencer o aluno, nem correr atrás dele, mas o aprendiz que tem que segui-lo.

No Taoísmo existe uma metáfora sobre esse processo:

O mestre é o pescador que tem que deixar a vara inteiramente reta, o discípulo já é o peixe que deve se esforçar para se manter com o anzol reto.

O Taoísmo joga anzóis retos, vem nesse anzol quem deseja.

É com essa intenção que o Taoísmo vem para o mundo ocidental através de seus métodos, religião, ensinamentos, artes, ciência, devoção, magia e etc.

O Taoísmo disponibiliza seus ensinamentos, os aprendizes seguem as praticas por opção, respeitando a sua livre opção, seu livre arbítrio.

O Taoísmo não é a única religião verdadeira, existem diversas religiões que são caminhos para a iluminação, assim cada uma dá sua contribuição.

Mas o discípulo precisa de Constancia, assim ele se desenvolve, vai absorvendo o que propôs para aprender.

O caminho do Tao conduz a harmonia entre o Céu e a Terra, porém se fizesse conversão, se tenta-se convencer os outros a mudar suas crenças e ser um taoísta, poderia perder o equilíbrio, então as suas técnicas são oferecidas aos que estiverem interesse e se esforçam. Em quem deseja sinceramente elas.

Namaste

Bibliografia

Jornal Tao do Taoísmo - numero 17

Ler obras espirituais nos faz evoluir espiritualmente.

Leia nossos textos para sua evolução espiritual, eles são espirituais, ou uma sugestão de luz: leia um texto nosso semanalmente.

Conheça o texto: Como Evoluir Espiritualmente.

Voltar a Pagina Inicial                      Índices de Textos                      Livro de Visitas