A Sombra da Psicologia Analítica de Jung

Por: Ryath

(Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)

A sombra da Psicologia Analítica faz parte da totalidade da psique, que é o Self, e ela se encontra no nosso inconsciente, e que está lá porque foi reprimida por nosso ego.

Todo mundo tem sombra, e ela faz parte da natureza humana, e tem sua função, da forma como Deus nos criou, e ela faz parte do sistema do qual podemos obter autoconhecimento, ou seja, evoluir nossa alma.

No nosso processo de lidar com a realidade que temos contato, não conseguimos enxergar certas coisas, então elas são ocultadas do ego.

O ser humano normalmente tenta esconder os traços da sombra de si mesmo e dos outros, nós tendemos a querer mostrar somente o que é bom, benevolente e bem visto, que também está dentro de nossos valores, mas podemos não temos todas as características assim, então por se tratarem de um conteúdo psicológico perturbador, os escondemos, e isso é absolutamente normal, mas o importante disso é buscarmos enxergar, pois isso melhora nossa vida e muito, aumenta nosso amor.

E quando enxergamos algo ruim em nós mesmos, começamos a perder realmente essas características negativas, que vão durar o tempo de enxergamos ela toda, enquanto que não ver, permanecemos com elas, mas de forma oculta.

Ter traços de personalidade que não gostamos, os outros podem enxergar, pois eles se manifestam em nós sem percebemos, sem até mesmo que nós saibamos, mas como existe dentro da gente, então eles existem de fato.

Quanto os conteúdos da sombra são reintegrados ao consciente, quando enxergamos eles, isso ocorre porque obtivemos autoconhecimento, e isso torna a pessoa diferente, ouve a transformação.

Nosso ego não só oculta a sombra, mas também não nos deixa ter contato com ela.

Quando o ego tem contato com a sombra, o que ocorre é que ele percebe que ela não é tão ruim como ele imaginava.

Quando o ego tem contato com a sombra, ele se torna mais forte de uma forma positiva, e que nos ajuda, e nos torna mais saudáveis psicologicamente.

A nossa sombra por ser inconsciente, projetamos ela nos outros, vendo neles características que não gostamos, mas que são nossas, e o que acaba com esse comportamento é enxergarmos as características projetadas.

Um grande erro que cometemos é achar que extinguimos nossa sombra, pois isso nunca ocorre e todos os seres humanos as tem, nunca seremos seres perfeitos, mas isso é muito bom, pois nos torna humildes mais facilmente.

Achar que não temos sombra é muito perigoso, pois podemos projetar muito nossas características no outro, querendo o mal dele, quando na verdade isso ocorre por uma grande ignorância de nós mesmos.

Uma forma saudável de viver a vida é sabermos que não somos perfeitos.

A pessoa que se acha perfeita é muito inflexível e dura, e esse comportamento o leva ao erro, e o erro nos leva ao sofrimento.

No caminho de autoconhecimento o que ocorre é que enxergamos parte de nossa sombra, mas uma parte fica velada.

 Mas mesmo assim podemos atingir a iluminação em uma só vida.

A sombra em seu lado positivo, ela lida com coisas que achamos que não somos capazes, então parecemos outra pessoa e conseguimos lidar com a situação, de forma que não parece que fomos nós que os criamos.

Nós não sabíamos que conseguíamos lidar com essas situações, porque essa capacidade estava inconsciente, na sombra, coisa que não conseguimos enxergar.

Todos os  nossos textos podem ser reproduzidos.

Convidamos você para conhecer nosso site, se desejar, trabalhamos para sua evolução, e é nossa alegria a sua visita e leitura.

Recomendamos as seções: Realidade Espiritual e Energética, Textos para se Iluminar, Nirvana, Mandalas e Meditação.

Você também pode se interessar por:

Pratica com Pedras para se Tornar um Iluminado

Os Venenos Mentais e a Tomada de Consciência Deles

Mudando a Vibração para ter o que Você Deseja

 

 Voltar a Pagina Inicial