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A Umbanda, seu Universalismo e
Culto a Natureza Por: Ryath (Texto inspirado e intuído pelos Mestres da Luz)
A Umbanda é uma religião com várias influencias
de outras crenças e culturas, mas que formaram uma crença própria dessas
misturas, e também tem aspectos únicos e fundamentos próprios. A Umbanda não é Espiritismo, Xamanismo,
Cristianismo, Pajelança ou uma religião africana, mas sim brasileira. É importante não misturar a Umbanda com as outras
crenças, pois pode atrapalhar os seus fundamentos, como abolir o uso de
elementos, coisa que atrapalha muito, e dá um trabalho gigantesco as
entidades, que poderiam resolver nossos problemas e dos outros de forma
muito mais simples e muuuuuiiiiiiiitooooooooooo menos trabalhosas. O que faz as pessoas deixarem de usar elementos
são as influencias kardecistas, e que não tem nada haver com os fundamentos
umbadistas, explicamos isso em alguns textos.
A Umbanda também não faz sacrifícios de animais,
isso também faz parte da mistura com o Candomblé, pois essas duas religiões
tem fundamentos diferentes, apesar de ambas cultuarem os Orixás. A religião dos índios que vivem na natureza
praticamente já se acabou, e as africanas têm semelhanças com a indígena,
pois associavam as deidades a natureza. Tupã, assim como Xangô são as divindades do raio,
da eletricidade, e podem ser cultuados na natureza. Já a Orixá Feminina da Justiça, Iansã, é
associada às tempestades, por exemplo. Os Santos Católicos em suas imagens de Santos,
pode haver um sincretismo e uma similaridade no uso destas imagens para nos
conectarmos aos Orixás. Durante a colonização dos índios, foi usado o
sincretismo fazendo associações dos Santos com os fenômenos da Natureza,
assim conseguiram catequizar os índios mais facilmente. Durante a colonização, não se aceitava a religião
indígena e impunham a Cristã a esses povos, não é a toa que o Cristianismo
cresceu tanto em nosso planeta, e existe muito preconceito as crenças
africanas, indígenas e de culto a natureza, como existiam muito na Europa
(as religião Pagãs) que quase se acabaram com a inquisição. Hoje existe um grande preconceito a essas crenças
de culto a natureza, são mal vistas e até demonizadas. Demonizar uma religião é caracterizá-las como
coisas do demônio, uma tática usada para acabar com outras crenças e
conseguir mais fiéis, fizeram isso durante a história de nosso planeta. O fato de hoje em dia acharmos que Tupã é Deus,
isso foi ardilosamente criado pelos padres que tentavam convencer os índios
a se tornarem cristãos, e que funcionou para muitos deles, mas não todos. O mesmo que ocorreu com os índios, ocorreu com os
escravos vindos da áfrica, pois eles puderam cultuar sua crença depois que
astutamente fizeram o sincretismo. A religião espírita ajudou a Umbanda a explicar
cientificamente a mediunidade com as crenças indígena e africana, na
faculdade da incorporação em pessoas que nasceram com esse dom e missão. As influencias de diversas religiões diferentes,
forneceram mais paz e compreensão em pensamentos espirituais diferentes,
coisa que foi construída pouco a pouco pelos espíritos e pessoas atuantes na
fé universalista, que vê validade em todas ou quase todas religiões. Na Umbanda as entidades espirituais que tem
formações das mais diversas crenças, tanto atuais como as já extintas, e com
isso podem usá-las para ajudar os consulentes, principalmente os que gostam
mais de determinada crença que alguma entidade pode ter sido praticante,
dando uma riqueza cultural e ajudar um filho de fé em sua jornada evolutiva,
o que não ocorre em crenças fechadas, que só dão importância a sua visão
espiritual, e vendo ela muitas vezes como superiores as outras. A Umbanda se formou co várias influencias
religiosas, sendo a mediunidade explicada pelo espiritismo, o culto aos
Santos ou Orixás, do Cristianismo com a África, e os espíritos indígenas vem
trazendo suas danças e incorporações nas atividades espirituais. As religiões antigas cultuavam um Deus criador de
tudo, e divindades criados por ele que eram vistas como aspectos desse
criador de tudo, então não havia uma separação como Politeísmo e monoteísmo,
ambas as existiam mutuamente. Gita no Hinduísmo por exemplo, é Deus, e Shiva,
Vinshu, Brahma e tantos outros Deuses são essas deidades menores, assim como
Deus é Olorum na Umbanda, e os Orixás são esses Deuses menores. Assim antigamente as crenças cultuavam um Deus
maior que tudo, e divindades menores, mas extremamente poderosas. Em todas as crenças sempre haviam um Deus
supremo, assim como outras deidades criadas por ele, que eram
concretizadores e aplicadores dos poderes divinos, ajudando a manter e
aumentar a própria realidade. Deus cria vida o tempo todo, assim o universo
está em expansão, e os Deuses ou Orixás ajudam a formar e administrar toda a
realidade e tudo o que existe. Os deuses menores que o criador, vivem dentro
Dele, enviando Suas energias a toda realidade. O poder vem de Deus, mas é usado por esses seres
magnânimos, mas inferiores ao seu criador.
Encontramos na natureza grande quantidade dessa
energia divina guiada pelos Orixás ou Deuses. Antigamente os cultos religiosos eram feitos na
natureza e se beneficiavam dessa energia em quantidade muito elevada. Nas Pedras e águas que carregam os minerais,
encontramos a energia de Oxum, já no mar, as energias de Yemanjá, nos altos
da montanha Oxalá, nas matas Oxossi e etc. Os Orixás são exatamente os Deuses de diversas
culturas e crenças, mas com outras mitologias, nomes e humanizações, pois as
divindades não tem forma humana, história reais como pessoas, pois são algo
cósmico e magnânimo. Podem se apresentar para nós como suas aparências
mitológicas, para que caso tenhamos clarividência, podemos entender o que
vemos, mas não possuem tal aparência, não sabemos como eles são, mas temos
uma forma de nos relacionarmos com eles, que é através de mitologias e
parábolas. Todos os nossos textos podem ser reproduzidos. Convidamos você para conhecer nosso site, se desejar, trabalhamos para sua evolução, e é nossa alegria a sua visita e leitura. Recomendamos as seções: Realidade Espiritual e Energética, Textos para se Iluminar, Nirvana e Mestres Ascensos, Mandalas e Outras Práticas. . Textos e Praticas muito importantes: |